Virtual Memories

sábado, 17 de janeiro de 2015

Imagem de Santa Teresa de Ávila, Doutora da Igreja Católica, da autoria do escultor José María Ponsoda, Catedral de Valência/Espanha
Sobre o hábito talar carmelita ostenta barrete doutoral redondo com arestas de quatro picos (bonete de quatro picos), laureado com franja de seda branca (flecos blancos) e florão, bem como murça (muceta) doutoral de Teologia.

Imagem sacra de San Juan Sahagún com beca e loba de estudante, altar de San Miguel (1787), basílica de Santa Maria Lekeitio, Bilbao

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Barrete doutoral de Jurisprudência, com estrutura poligonal forrada de veludo, sendo o rebordo inferior bordado com uma capela de louros. Por influência das antigas universidades e colégios maiores iberoamericanos, apresenta borla compósita, com franja de quatro tufos e florão central revestido.
Acervo da Universidade Mayor da República do Uruguai, que começou a funcionar em 1849.

Imagem sacra em madeira entalhada, estofada e policromada de San Juan de Sahagún, com hábito talar augustiniano e beca vermelha (roja) de estudante da Universidade de Salamanca? Tendo Sahagún cursado Teologia, não deveria a beca ser de cor branca?
Oriem: imagem existente no mosteiro de São Jerónimo, Granada