Virtual Memories

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mitra-gorro em seda vermelha com apliques de prata e bordados a fio de ouro (?), com gorro cónico pouco pronunciado, sem borla. Cobertura de granadeiro russo, 1708-1709, acervo do Museu de São Petersburgo, disponível no blogue Oderint dum Probent, http://rusmilhist.blogspot.pt/2010_09_01_archive.html
Esta cobertura de cabeça também foi usada na Península Ibérica e inspirou a "carapuça" das camponesas saloias que a usaram com regularidade até finais do primeiro quartel do século XIX. Infelizmente, tanto as descrições de Guilherme Felgueiras (que não consta que tenha visto, medido e fotografado nenhum exemplar) como os desenhos de Roque Gameiro são pouco rigorosos, propondo uma virola no lugar das palas que efetivamente tinha. O que está certo é a ponta da gorra lançada na direção da testa.

Mitra-gorro de granadeiro sueco, ca. 1700, vista dos acabamentos dianteiros: pala semicurva entretelada, orlada a couro e bordada, o mesmo acontecendo com a aba frontal da mitra, onde são visíveis a coroa e o monograma do rei Carlos II
(acervo do Museu de São Petersburgo, ver fotografia seguinte)

Mitra-gorro em pano de lã azul ferrete e vermelho, com dupla pala e gorro acoplado e guarnições de couro. Cobertura militar europeia, de transição do século XVII para o século XVIII (ca. 1700). A ponta do gorro era rematada por borla. Modelo usado por granadeiro sueco, acervo da secção de artilharia do Museu de São Petersburgo. Neste exemplar, gorro cónico curto, sendo conhecidos na mesma época longos gorros que tombavam pelas costas, ultrapassando a linha dos ombros.
Fonte: blogue Oderint dum Probent, http://rusmilhist.blogspot.pt/2010_09_01_archive.html

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Barrete frígio do período revolucionário francês com corpo clindriforme em pano vermelho de lã, virola azul debruada a branco, fitas e cocarda. Exemplar influenciado pelos gorros militares de ca. 1690-1750 compostos por uma mitra de chapa/couro e um gorro de gomos de lã, rematado por borla, que ultrapassava a linha dos ombros.