Virtual Memories

domingo, 22 de junho de 2014

Memória do enxoval dos estudantes da Escola Agrária de Santarém (1903-1911)

Retrato do 1.º curso de estudantes formado na Escola de Agricultura de Santarém em 1903. Diversos estudantes à civil. Na última fila dois formandos com indumentária masculina preta (?) e o famoso chapéu de aba larga à lavrador abastado que se usava na Agrária de Coimbra.
Documento publicado no blogue Os Amigos da Escola Agrícola, http://os-amigos-da-escola-agricola.blogspot.pt/search/label/1903%20%20Escola%20de%20santar%C3%A9m, cuja consulta se recomenda.

Tuna da Escola de Agricultura de Santarém em 1907, fotografia divulgada no blogue Os Amigos da Escola Agrícola. Os tunos vestem um traje masculino de três peça constituído por calças compridas, colete e jaqueta. Visíveis as botas de couro, mas não os bonés de pano à inglesa e os chapéus de feltro. Expressiva presença do laçarote de tuno, com duas fitas de seda em verde e branco (na mesma cor adotada na Agrária de Coimbra?).

Instalações da Escola Agrícola de Santarém em 1911

Estudantes em trabalho de campo. Chapéu de feltro (este adereço não ocorria na Agrária de Coimbra), blusa (ou jaqueta?), calças compridas e botas. Tecido de ganga esverdeado (?)

Traje de trabalho constituído por botas altas de couro, calças compridas, blusa de ganga à farmer school e boné (?, em falta).

Foto-reportagem sobre a Escola Prática de Agricultura e Frutuária Morais Soares, de Santarém, fundada em 18.07.1888, atualmente sucedida pela ESAS.
Estas imagens documentam o tipo de enxoval usado pelos estudantes, mostrando os trajes próprios para trabalho nos campos, estábulos e laboratórios. Falta o traje dito de gala que fomos encontrar em fotografias publicadas no blogue "Os amigos da Escola Agrícola". O enxoval dos estudantes de agricultura de Santarém era praticamente idêntico ao usado na mesma época pelos alunos da Escola Agrária de Coimbra, ao qual temos feito diversas referências (que, por seu turno, seria replicado nas restantes escolas agrárias portuguesas?).
Fonte: Ilustração Portuguesa, n.º 265, 20.03.1911