Virtual Memories

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O que vem a ser o TACHO ou TACHINHO, também conhecido por quico e barretina dos alunos do Colégio Militar (Portugal)
O pill box hat ou tachinho é um barrete militar oriundo da tradição islâmico-húngara, generalizado nas academias militares ocidentais desde a década de 1850.
Em Portugal foi usado entre finais do século XIX e o término da Grande Guerra por alunos militares matriculados na Academia Politécnica do Porto (sucedida pela FC/UP, 1911), na Escola Politécnica de Lisboa (sucedida pela FC/UL, 1911), e na Universidade de Coimbra. Conhecemos fotografias dos anos de 1911-1912 que documentam estudantes membros do Orfeon Académico de Coimbra e do Orfeão Universitário do Porto com capote militar e tachinho, lado a lado com os seus colegas de capa e batina. Trata-se de uma tradição consagrada pela legislação liberal que considerava o traje militar equivalente ao traje académico quando os matriculados tinham estatuto militar. Como se pode ver, esta tradição não viria a ser considerada nos códigos de praxe (=trotes) da segunda metade do século XX.
Este mesmo modelo, confecionado em pano preto, seria ainda usado por alunos e alunas de vários liceus portugueses, com capa e batina ou com capa e tailleur na 2.ª e na 3.ª décadas do século XX. Estamos aqui novamente em presença de uma tradição que ficou esquecida na passagem da 1.ª República para o Estado Novo.
Onde o tacho ou tachinho continua a ser usado por estudantes de ensino superior é na farda de gala das goliardias masculinas das universidades da Alemanha e da Suiça, com expressivos galões. Exemplo: Uniforme and traditions of german students fraternities, http://antique-photos.com/en/unidatabase/weimar-republic/436-students.html.
Nas décadas de 1950-1960 o tachinho foi incluído no fardamento das hospedeiras ou aeromoças das companhias de aviação civil norteamericanas. Foi também usado no mundo da alta costura por figuras como J. Kennedy.
Fonte: uso autorizado de imagem da coleção de Diogo Andrade, blogue Antiquarium Militaria, http://antiquarium-militaria.blogspot.pt/