Virtual Memories

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Em cima: o prof. António Pereira Forjaz durante a prestação de provas académicas para lente de Química da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, anfiteatro da FC/UC (antiga Escola Politécnica). Candidatos e membros do júri à civil.
Fonte: Ilustração Portuguesa n.º 842, de 8.04.1922

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Um artigo de Aurélio Quintanilha sobre o prestigiado cientista da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Júlio Henriques, aquando do seu 85.º aniversário (17.2.1918).
Júlio Henriques vinha do século XIX liberal, idealista e libertário. No seu tempo de estudante (ei-lo, numa foto de 1860 ainda com a velha volta branca e na frente um arremedo do cabeção que pouco após seria substituído por simples colete) integrou a equipa de estudantes que em dezembro de 1860 fundou a AAC, então com o nome de Clube Académico de Coimbra (CAC) que foi o nome que a união de estudantes da UC teve até 1887, ano em que por força da reforma dos estatutos passou a designar-se Associação Académica de Coimbra. A narrativa da história da AAC lembra, de alguma forma, o que se costuma escrever sobre a história da PJ. Uma confusão entre nascimento e baptismo. A PJ resulta, em 1945, de uma transmutação da PIC. A AAC resultou em 1887 de uma transmutação do CAC. São os próprios membros da equipa de reforma dos estatutos que o reconhecem e escrevem para que não fiquem dúvidas. Quiseram as crónicas posteriores ocultar 26 anos de história de um organismo que entre 1861-1887 teve atos eleitorais, direções eleitas, lema, biblioteca, orquestra, teatro, companhia de teatro e até assinalável património (espólio musical, fundo bibliográfico, obras de pintura...). Em 1989 ainda se encontravam no edifício da AAC retratos de Pombal e de Camões, oriundos do CAC, que foram levados para o Museu Académico para integrar uma exposição, resquício do património do CAC que fora naturalmente integrado na AAC em 1887.
O autor do elogio, Aurélio Quintanilha, que na juventude académica fora um anarquista façanhudo e participara em 1910 na vandalização do paço das escolas, seria saneado pelo regime salazarista.
Fonte: Ilustração Portuguesa n.º 882, de 13.1.1923

domingo, 5 de janeiro de 2014

Uma das mais antigas fotografias conhecidas da equipa de futebol da Associação Académica de Coimbra tirada por alturas de um jogo realizado em Lisboa com o Império Lisboa Club, com o qual aliás perdeu (inícios de 1918). Estreada janeiro de 1912, a equipa era constituída essencialmente por estudantes da Universidade, do liceu e da Escola de Agricultura. Em menos de meia dúzia de anos ganhara importância suficiente para se proceder à construção de um campo próprio para a prática do futebol, nos terrenos do jardim de Santa Cruz. O equipamento segue de perto o que era habitual vestir-se em todas as equipas influenciadas pelo futebol inglês. No caso do team da AAC não conseguimos visualizar o boné de pano, mas quanto ao resto estão presentes as botas de couro, as meias altas de lã, os calções e a camisola de mangas compridas. O equipamento é preto e branco, replicando as cores base do traje académico. Quanto a emblemas, o símbolo da AAC terá de aguardar quase onze anos, por enquanto o que parece ver-se é uma letra (A) ou uma simples bola de pano cosida sobre o lado direito da camisola. Nota para um ás da bola, o estudante de Medicina Augusto da Fonseca.
Fonte: Ilustração Portuguesa n.º 632, de 1.04.1918