Virtual Memories

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Figuração do traje de gala da Confraria dos Pescadores (Prud'Homie des Pêcheurs). Alguma oscilação entre o napoleão de aba revirada e a cartola.

Confraria de Pescadores (Prud'homie des pêcheurs)
Fotografia de inícios do século XX, França, resíduos do antigo traje institucional, sendo ainda mapeáveis a capa, o plastron e o chapéu emplumado.
Fonte: http://www.museeciotaden.org/Pages%20L%E9gendes/prudhomes.htm

Presidente e vereação da Câmara Municipal de Lagoa, ilha de São Miguel/Açores. Desfile integrado na procissão do Santo Cristo dos Milagres, cidade de Ponta Delgada, maio de 1965, com os paços do concelho em vista de fundo.
Fotografia de excepcional valor informativo, regista a deputação municipal com o traje de casaca aprovado pelo governo português na década de 1880, já sem a cartola (chapéu) e sem a faixa peitoral. Na frente o Presidente João M. Amaral, no meio o vereador Germano Costa no papel de alferes da bandeira, na outra mão o vereador Manuel de Medeiros. Atrás a restante vereação. Seria possível encontrar imagens de outros municípios portugueses, na mesma época, que confirmem a permanência desta forma de comunicação?

Fonte: não foi possível contatar os autores e gestores do sítio «História dos Açores», acessível em http://historiadosacores.tumblr.com/.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Como encontrar uma coroa do Divino Espírito Santo?
Caro Thiago Franco Balieiro

1-com muita facilidade pode comprar em ourivesarias do arquipélago dos Açores (cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo) e possívelmente no Brasil;
2-para empréstimo ou registro fotográfico no Brasil, contate as comissões de festas e irmandades que publicitam a festa em sites na net;
3-esteja atento às leiloeiras/casas de antiguidades, pois estas com alguma frequência anunciam na net a existência de insígnias do Espírito Santo para venda a colecionadores.