Virtual Memories

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Um estudo sobre o traje dos estudantes de Coimbra

Em 4 de abril foi editado na Bubok o e-book «Identidades e moda, percursos contemporâneos da capa e batina e das insígnias dos conimbricenses», com 228 páginas e 27 imagens de apoio, que sintetiza os estudos aprofundados pelo autor ao longo de 25 anos, disponível no endereço http://www.bubok.pt/livros/6812/Identidades-e-moda-Percursos-contemporaneos-da-capa-e-batina-e-das-insignias-dos-conimbricenses.
No resumo da obra são destacadas as seguintes linhas de reflexão: o traje dos estudantes e professores da UC, bem como as insígnias distintivas dos graus, são encaradas como objeto de estudo no âmbito das suas relações com a moda, a sociedade civil, a história da história da instrução pública, os processos de laicização e contestação, a feminilização, a produção de disciplina corporativa, a reivindicação e construção de identidades e a patrimonialização. Cronologicamente privilegiam-se os séculos XIX e XX, nunca perdendo de vista a abertura do discurso aos contributos da história comparada. A vertebração do discurso é sustentada por complexo e rigoroso vocabulário técnico surpreendido no seu ecossistema.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

UPS (2006)

Universidade de São Paulo. São Paulo: Editora da USP, 2006, é o resultado do trabalho com 140 páginas assinado por Rosana de Cássia de Oliveira Oba, que engloba:

-identificação cronológica dos retratos da galeria dos reitores desde a fundação da USP (1934), acompanhados das respetivas biografias;
-tributo ao Prof. Miguel Reale, reitor entre 1949-1950 e de 1969 a 1973;
-breve história da USP e do ato de eleição dos reitores;
-regulamento do cerimonial de posse/investidura dos reitores;
-o traje, as insígnias e os distintivos da função reitoral: vestes talares (beca preta de tipo judiciário); borla e capelo de inspiração conimbricense (branco integral), grande colar com medalha pendente;
-identificação e descrição do brasão de armas da USP;
-informação adicional sobre a Torre do Relógio, uma réplica fiel da Cabra da torre da Universidade de Coimbra ofertada em 1954, a praça do relógio e espécimes vegetais existentes nos parques e jardins do campus.

Os nossos parabéns à autora deste bem conseguido trabalho e uma palavra de agradecimento à arquiteta Tereza Cordido.