sábado, 24 de agosto de 2013

Foto 15: Insígnias do governo da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde/Portugal
Conjunto de varas altas, afeiçoadas em torno e pintadas de preto, sendo cada uma encimada por remate dourado com brasão e comportando o número de anéis próprios de cada hierarquia: ministro, três anéis, vice-ministro, dois anéis, irmãos, um anel. Estas insígnias eram exibidas em todas as solenidades e procissões públicas, devendo os membros da V.O.T.S.F. vestir túnica e capa castanha de lã. As túnicas cairam em desuso na maior parte das irmandades e confrarias entre as décadas de 1920-1930, tendo-se apenas mantido as capas. Existem ainda em algumas irmandades umas varas curtas de madeira, de tipo bastão, que podem ter ornatos pintados e em prata, que são levadas na frente dos andores pelos mordomos. Com varas se faziam e fazem os governos das procissões, competindo aos irmãos destacados para o papel de mestres de cerimónias garantir o ritmo da marcha, as paragens, as distâncias entre os andores e as precedências.
A V.O.T.S.F./Vila do Conde guarda o seu acervo no Museu das Cinzas numa sala anexa à igreja de São Francisco, concebida para fins custodiais e expositivos pelo Eng. Eça Guimarães. O património expressivo do referido museu é constituído pelas imagens de roca, no geral de altura superior à natural, que estão expostas com os seus enxovais de festa em vitrinas fechadas. Este conjunto é bastante completo, embora lhe falte o São Francisco prostrado nas silvas. O São Ivo da Bretanha, patrono dos juristas, é repleto de interesse artístico e patrimonial. Os andores apenas saem em procissão quaresmal de anos a anos, segundo nos foi explicado por razões de ordem financeira, sendo rara a oportunidade de assistir à festa pelos visitantes e estudiosos.
Agradecimentos: uma palavra de agradecimento ao Museu das Cinzas da V.O.T.S.F./Vila do Conde, e muito em especial ao Sr. Fernando Aguiar pela valiosa informação prestada e pelo cativante humanismo que põe nas suas falas

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial