Virtual Memories

sexta-feira, 23 de março de 2012

Pastor Benjamin Vaurigaud (1819-1894): mantendo a coerência morfológica do conjunto, neste caso a sotaina apresenta sistema de fechamento assertoado como nas becas dos juizes portugueses e nas batinas anglicanas, gregas e russas.

Pastor Pierre Gaubert (1820-1907): a fotografia documenta o sistema de fixação dos aparatosos canhões de cetim com pequenos botões/alamares. A sotaina fecha sem carcela caseada.

Hábito talar de pastor francês: retrato de George Messervy (1832-1917) com toga talar preta de dois corpos, barrete, plastron branco e epitógio. A toga dos pastores franceses era de corte praticamente idêntico à veste dos pastores de Genebra, comportando sotaina, cinto, garnacha com mangões de canhão de cetim e bandas verticais (sem cabeção). A de Genebra rematava as bocas de mangas em saco, tradição que se manteve nas togas norteamericanas do professorado e dos juizes. O plastron ou bacalhau é em tecido branco, remontando ao século XVII. No ombro esquerdo avista-se um comprido epitógio, insígnia usada pelos pastores graduados em teologia protestante. O barrete apresenta morfologia semelhante à do barrete dos advogados franceses. O conjunto sugere profundas semelhanças com as vestes profissionais dos professores e magistrados franceses.
Fonte: http://sitepasteurs.free.fr/portraits/

O Bispo Samuel Ruiz Garcia durante a sua investidura como doutor honoris causa pela Universidad Intercultural de Chiapas, em 4.4.2009. Toga talar avivada a cetim vermelho e barrete octavado conforme a tradição académica espanhola, com borla superior e laurea.
Fonte: http://desinformemonos.org/2011/02/adios-jtatik/ruiz040409mzs4/

terça-feira, 20 de março de 2012

Celebrações do 38.º aniversário da Universidade do Minho

A Universidade do Minho celebrou no dia 17.2.2012 o 38.º aniversário da fundação com uma sessão solene no "salão medieval" do antigo paço arquiepiscopal de Braga. O programa divulgado online pelo GCII constou de receção aos convidados, cortejo interno de entrada no salão, composição do paraninfo, alocuções (reitor, presidente da AAUC, secretário de Estado do Ensino Superior, oração de sapiência), sessão de entrega de prémios e cartas doutorais. O encerramento foi sublinhado pelo cortejo de saída. Integrou o programa um concerto musical nocturno. Os interlúdios em sala foram animados pelo Coro Académico da UMinho e pelo Quinteto de Metais.Algumas observações formuladas com base na visualização das fotografias disponíveis em linha:

1 - o cortejo académico não parece apresentar uma distribuição das escolas/e ou departamentos segundo um dispositivo de precedências (ex. por data de fundação, instalação, integração na universidade, ordem alfabética, outro)
2 - o programa musical inclui a composição Gaudeamus Igitur, considerado hino académico internacional, mas a universidade tem hino próprio aprovado oficialmente em 17.1.2004 que também é interpretado (Estes anos são de viagem), com música do maestro Fernando Lapa e letra de José Manuel Mendes
3 - as autoridades académicas, convidados e docentes ouvem o hino académico de pé
4 - o paraninfo parece comportar cadeiral e púlpito e não mesa de honra
5 - os docentes e não docentes membros do Conselho Geral vestem à civil, não integram o cortejo e sentam-se na fila da frente do auditório
6 - participam no cortejo académico representantes de outras universidades, com os respetivos trajes corporativos, sendo possível confirmar vestes da UPorto, UAveiro, UCatólica Portuguesa, UÉvora
7 - em proximidade com o reitor desfilam o Secretário de Estado do Ensino Superior, Prof. João Queiró, e o Presidente do Conselho Geral, Eng. Luís Braga da Cruz
8 - o Secretário de Estado do Ensino Superior presidiu à cerimónia
9 - o Secretário de Estado, que é professor da FCT/UCoimbra, trajava à civil
10 - o professor encarregado da oração de sapiência enverga indumentária civil
11 - o presidente da AAUC e outros estudantes presentes na sessão vestem o "traje do tricórnio" e não apresentam a capa colocada nos ombros
12 - a sequenciação dos discursos não segue o protocolo académico convencional
13 - a ligação entre os momentos do programa parece ter sido assegurada por uma equipa de dois apresentadores.

Fotos e programa:
 https://picasaweb.google.com/105296023363094391408/38AniversarioDaUniversidadeDoMinho
 http://www.dicas.sas.uminho.pt/default.aspx?tabid=8&pageid=7&lang=pt-pt&path=Universidade%252f2012
 http://www.uminho.pt/noticias-press?codigo=4945&tipo=E
https://picasaweb.google.com/105296023363094391408/38AniversarioDaUniversidadeDoMinho#5710580044222440130

Agradeço ao Prof. João Caramalho Domigues as informações relativas ao evento e os links.

domingo, 18 de março de 2012

Visita de estado à Inglaterra: II (1904)

Visita a Inglaterra (1)

Visita à Inglaterra (2)

Visita a Inglaterra (3)
Fonte: O Occidente n.º 933, de 30.11.1904

Visita oficial à Inglaterra: I (1904)

Visita a Inglaterra (1)

Visita a Inglaterra (2)

Visita a Inglaterra (3)

Visita a Inglaterra (4)
Reportagem da visita oficial de D. Carlos e D. Amélia a Inglaterra em novembro/dezembro de 1904. Viagem por terra Portugal/França, com ligação de barco à costa da Grã-Bretanha (França/Inglaterra). Extenso programa oficial relatado pela imprensa portuguesa e inglesa. Bom motivo de revisitação, dados os esclarecimentos sobre as formalidades da regência cometida à rainha D. Maria Pia de Saboya e especificidades do cerimonial público britânico.
Principais momentos da agenda oficial:

19nov:
receção pelo Lord Mayor de Windsor
récita teatral no castelo de Windsor
20nov:
missa católica na igreja de St. Eduardo
almoço
cortejo para Chatsworth
23nov:
caçada em Chatsworth
25nov:
partida para Londres
instalação em Buckinham
ópera de gala
26nov:
visita ao castelo dos duques de Orleães
saudação do burgomestre
caçadas
30nov (até 5dez)
estadia em Londres
1dez:
visita à legação da colónia portuguesa

Fonte: O Ocidente n.º 932, de 20.11.1904

Na morte de Emídio Garcia (1904)

Emygdio Garcia (1)

Emygdio Garcia (2)
Retrato do Doutor Manuel Eygdio Garcia (1838-1904), natural de Bragança, estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1856-1861), nela doutor (1862) e lente catedrático. Figura de vulto da cultura portuguesa oitocentista, conhecido pela sua militância republicana e adesão ao cientismo positivista, deixou obra impressa multifacetada e densa.
Veste hábito talar composto por capa e batina de lente. Pose ereta, a 3/4, conforme a tradição das universidades ibéricas, com o capelo de Direito pelos ombros e a borla doutoral sobre livros em credência. Luvas, que parecem ser escuras (as luvas brancas, em pele ou tecido, são usadas em todas as cerimónias; as luvas pretas são usadas apenas em cerimónias fúnebres).
Fonte: O Ocidente n.º 931, de 10.11.1904 (omite o relato do velório e do funeral)

Manobras militares de outono no Buçaco (1904)

Manobras no Buçaco (1)

Manobras do Buçaco (2)

Manobras no Buçaco (3): aspeto do altar portátil montado na mata do Buçaco onde em 4.9.1904 o bispo conde de Coimbra D. Manuel Bastos Pina celebrou missa campal. Assistiram o rei D. Carlos, a rainha D. Amélia e o infante D. Afonso. A reportagem faz a cobertura das manobras militares de outono no Buçaco, um dos espaços da memória da monarquia constitucional. O programa, agendado para 4 e 5 de setembro, incluía um dia de cerimónias e um dia de manobras de campo.
Vejamos a síntese do programa realizado no dia 4:

  • missa campal e alocução às tropas por D. Manuel Bastos Pina
  • revista militar pelo rei D. Carlos
  • desfile das tropas em continência
Fonte: O Ocidente n.º 925, de 10.9.1904