quinta-feira, 14 de junho de 2012

Chapéu de Bresse (5)
Antigo chapéu feminino de aparato e ostentação das mulheres de Bresse, França. Trata-se de um chapéu de aba plana, forrada de feltro preto, com uma copa de latão afunilada e forrada de croché artesanal. A aba é decorada na frente com um renda plissada, e nas costas e lados com um véu amplo que faz lembrar o rebuço das carapuças dos camponeses da Ilha de São Miguel (Açores). Aperta sob o queixo com uma fita.
Existem diversos exemplares deste chapéu, manufaturados no século XIX, nos Musées des Pays de l'Air/Bourg-en-Bresse, comunicados na base Joconde/Portail des Collections des Musées de France, http://www.culture.gouv.fr/public/mistral/joconde/.
Na atualidade, o interesse por este chapéu que denotava poder e riqueza alimenta ações de divulgação na internet e reconstituições feitas por grupos de folclore. Vejam-se http://www.artagnan.net/ecrits/Traditions/2007/habillement.htm, e http://bienvenuechezmamieejeannette.blogs.
Não se sabe qual seja a origem deste chapéu feminino, também conhecido por "coife à cheminée" e "la sarrasaine". O cone ou chaminé aproxima-se do chapéu usado pelos judeus no século XVI, passando por chapelaria aristocrática e religiosa oriental e pelos barretes doutorais ibéricos armados com capela de grande ostentação.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial