sábado, 9 de junho de 2012


4: Os 12 andores com figuras em tamanho natural que a Ordem Terceira de S. Francisco do Porto fazia sair da igreja de S. Francisco na Procissão de 4.ª feira de Cinzas. Eram considerados dos mais belos e ricos de Portugal, tendo sido replicados noutras localidades como Vila do Conde. A Procissão da Cinza atraía multidões que se apinhavam junto da igreja e ao longo das ruas do giro. Nem todos se deixavam deslumbrar com os andores da Ordem Terceira. Camilo Castelo Branco escreveu páginas muito críticas sobre estes andores e sugeriu que o dinheiro neles gasto fosse redistribuído aos mais necessitados. Do conjunto, verdadeiramente notável em termos de património artístico e vestimentário, e dado o seu interesse para o blogue, destaco o São Ivo Doutor. Veste batina e ostenta aos pés uma borla doutoral que segue de perto o modelo barroco conimbricense. A reportagem diz que é branca (Teologia) e verde (Direito Canónico). Nas procissões realizadas pelas Ordens Terceiras de Vila do Conde e de Ovar as imagens de São Ivo também apresentam borla doutoral aos pés, inspirada no modelo da Universidade de Coimbra.
Fonte: reportagem na revista Branco e Negro n.º 54, de 11.4.1897

Para ler:
BARBOSA, Conceição Linda de; BARBOSA, Kleumanery de Melo - A imaginária sacra pernambucana do século XIX. História e técnica da obra de Manuel da Silva Amorim, 2010. Disponível em http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpcr/kleumanery_de_melo_barboza.pdf.
FLEXOR, Maria Helena Ochi - Imagens de roca e de vestir na Bahia, revista OHUN, n.º 2, outubro de 2005, pp. 165-184. Disponível em http://www.revistaohun.ufba.br/pdf/Maria_Helena.pdf.
OLIVEIRA, Selma Soares de - As seculares imagens de roca. In Sitientibus, n.º 40, jan/jun 2009, pp. 203-215. Disponível em http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/40/12_as_seculares_imagens_da_roca.pdf.
RABELO, Mancy Regina Mathias - Santos de vestir na Procissão das Cinzas do Rio de Janeiro. Fisionomias da fé, 2009. Disponível em http://www.dezenovinte.net/obras/imagens_nancy.htm.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial