sábado, 10 de março de 2012

Cerimónia académica na Technishe Universitat Darmstadt, Alemanha, na época nazi
Professores com togas, barretes e grandes colares de diferentes universidades "clássicas" e "técnicas" e um reitor sentados junto de oficiais nazis.
A Universidade Técnica de Darmstdat foi fundada em 1877. À semelhança das restantes universidades alemãs, durante o regime nazi colaborou e foi obrigada a colaborar com o regime hitleriano. Desde a década de 1990 que o Prof. Christof Dipper, do Instituto de História, coordenou um notável projeto de equipa com o objetivo de escrever a história da TU-Darmstadt, de que se editaram em 1998 seis volumes. Na atualidade a equipa de investigação congrega especialistas em ciências naturais, engenharia civil, engenharia mecânica, geociências, arquitetura e arqueologia. As jovens investigadoras Melanie Horn e Isabel Smith estudaram em profundidade o funcionamento da TU-Darmstadt durante o regime nazi. Para o efeito devassaram os arquivos da cidade e da universidade, recolheram testemunhos de antigos estudantes e professores, abordaram as posturas de alinhamento e colaboracionismo, os saneamentos do corpo docente, as perseguições e as execuções de opositores. Simultaneamente sondaram a produção científica e as linhas de publicação da universidade em livros e revistas da especialidade, tendo privilegiado as relações entre ideologia nazi e produção nas áreas das ciências naturais, indústria e tecnologias e equipamentos militares.
Relativamente a Portugal, destaque-se a obra individual de Luís Reis Torgal, «A universidade e o Estado Novo. O caso de Coimbra. 1926-1961». Coimbra: Minerva, 1999. Não existe ainda uma história das universidades portuguesas no Estado Novo, projeto cuja concretização implicaria uma equipa transdisciplinar composta por elementos de diversos centros de investigação.
Fonte: The Technish hochschule in the Third Reich, http://www.tu-darmastadt.de/vorbeischauen/aktual/ni_14401.en.jsp

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial