domingo, 15 de janeiro de 2012

Farda da Academia das Ciências (1856)

Atendendo ao que por parte da Academia Real das Ciências de Lisboa me foi representado, acerca da autorização que pretende para os sócios efetivos desta corporação científica poderem usar do uniforme e da medalha por ela propostos: Hei por bem decretar o seguinte:
Artigo 1.º: É estabelecido o uniforme e instituída a medalha de que hão-de usar os sócios efetivos da Real Academia das Ciências de Lisboa nos atos públicos a que tiverem de concorrer.
Artigo 2.º: A composição deste uniforme será:

1.º Casaca azul de gola voltada com palmas bordadas a oiro em cada uma das extremidades da gola e sobre a cintura entre os dois botões posteriores, e com abotoadura de metal doirado com as armas académicas.
2.º Colete direito de casimira branca e abotuadura doirada com as armas académicas.
3.º Calça azul com vivo de oiro guarnecendo as costuras laterais.
4.º Chapéu armado, de pasta, com laço nacional, presilha e borlas de oiro, e guarnição de plumas brancas.
5.º Florete de copos e guarnições doirados em talim de seda zul.

Artigo 3.º: A medalha criada pelo artigo 1.º será de prata doirada, em forma de Sol, tendo de um lado, em remate, as armas académicas, e do outro a legenda da Academia; devendo usar-se suspensa de um grande colar de prata doirada, formado de palmas entrelaçadas, pendente sobre o peito.
Único: Esta medalha poderá igualmente ser usada sobre o traje civil ou qualquer outro uniforme nos atos solenes.
Artigo 4.º: Os padrões das bordaduras, colar e medalha de que trata o presente decreto serão pela Academia Real das Ciências de Lisboa submetidas à aprovação do Governo.
O ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino assim o tenha entendido, e faça executar. Paço das Necessidades, em 30 de setembro de 1856. Rei [D. Pedro V]. Júlio Gomes da Silva Sanches.
Publicado no Diário do Governo n.º 242, de 13.10.1856

1 Comentários:

Blogger ANTIQUARIUM disse...

Muito boa noite
Recentemente adquiri um colar/medalha da Real Academia de Ciências de Lisboa e gostaria de saber mais alguma coisa sobre ela. Consegue dizer-me quem a desenhou? consegue arranjar-me o tal artigo 1º que fala da medalha?
Fico a aguardar com expectative a sua resposta.
Cumprimentos
Miguel Andrade

28 de maio de 2015 às 13:51  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial