Virtual Memories

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Retrato de Fray Alonso de la Veracruz, da Ordem de Santo Agostinho. Radicou-se no México em 1532. Enverga hábito regular preto e ostenta insígnias doutorais de Teologia: capelo duplo com duas murças (mucetas) e capuz, sendo a interior em preto e a sobremurça em branco; barrete doutoral de quatro picos, com a estrutura preta, franjas brancas de seda laureadas e pega superir fixada no centro da copa.
Fonte: http://liturgia.mforos.com/1699103/8431436-

Belíssimo retrato de Pedro Barreda, doutor nos dois direitos. Foi lente de instituta na Faculdade de Leis da Real y Pontifícia Universidad de Mexico a partir de 1667 e ulteriormente lente de prima. Enverga traje talar de dois corpos, sendo a chamarra de mangões. Luvas (guantes) numa das mãos, plastron e punhos brancos. Sobre a mesa barrete doutoral laureado com franjas de seda em vermelho (Leis) e verde (Direito Canónico). À semelhança do barrete doutoral usado em Coimbra nesta época, a pega é bastante comedida em altura.
Retrato do acervo da Pinacoteca do Palacio da Inquisicion, sob gestão da UNAM.

Retrato do Doutor Valentín Garcia Narro. Óleo sobre tela de inícios do século XIX, México, acervo do Museo Nacional de Historia del Castillo de Chapultec. Em conformidade com a tradição universitária hispano-portuguesa, veste hábito talar romano, vendo-se sobre credência o barrete doutoral barroco com mistura do branco de Teologia com o azul de Filosofia.

Retrato de corpo inteiro de Jacinto García Rojas, com loba talar de dois corpos, volta branca e beca lançada pelos ombros. Sobre a mesa vê-se o barrete doutoral preto, de quatro picos, com franjas de seda branca e florão na cor de Teologia.
Retrato a óleo, 1740, da Pinacoteca del Palacio de la Inquisicion, Mexico, actualmente no acervo do Castillo de Chapultec.
Excelente informação visual sobre a antiga loba fechada ou cerrada que se usou em Salamanca, Alcalà, Coimbra, Mexico e Lima.
Fonte: http://www.skyscrapercity.com7showthread.php?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Saida do claustro docente após a colação do grau de doctor honoris causa in Sacra Teologia ao Cardeal Josef Cordes. PFTRM de La Punta/Callao. Toga avivada e batina romana nas cores dos saberes ministrados.
Fonte: http://jabenito.blogspot.com/2011/04/cardenal

A capa e batina no antigo Liceu Diogo Cão, Angola
Visita do Governador Geral, Rebocho Vaz, agosto de 1969
Fonte: http://reinodemaconge.com.sapo.documentos.html#0_ALBUM_DE_DON_INES_CHIBIA_IV

O padrinho, após receber a melhada das mãos do Gran Canciller, orna os ombros do doutor honoris causa pela Pontificia Faculdade de Teologia Redemptoris Mater, Callao (20.7.2011). Colacção de grau ao Cardeal Josef Cordes. O chanceller enverga vestes eclesiásticas e traz a acabeça coberta com solideo. Os professores vestem toga preta talar, avivada com estola branca de cetim. Barrete doutoral preto de quatro cantos, de tipo polaco, sem cristas, com borla branca de Teologia.
Fonte: http://www.mscperu.org/neos/fotos/neoalbums/HonorisCausa2011/entregadelbirrete.html; http://www.mscperu.org/neos/fotos/neoalbuns/HonorisCausa2011/index.html; http://www.google.com/imgres?q=birrete+doctor;