Virtual Memories

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Retrato de corpo inteiro de um docente da Faculdade de Direito de São Paulo, Brasil, com capelo doutoral e toga.
Fonte: aspecto da Sala João Monteiro, Universidade de São Paulo, WWW: http://www.skycrapercity.com/showthread.php?t=675372.

Influência da Alma Mater Conimbrigensis no Brasil

Retrato do jurisconsulto e professor Antônio Acatauassú Nunes, formado pela antiga Faculdade de Direito do Recife, Brasil.
Retrato a óleo cedido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará, Brasil, ao Museu da Universidade Federal do Pará em 2003.
Figuração do capelo doutoral vermelho, de dupla murça, alamares e rosáceas, oriundo da Universidade de Coimbra, que se começou a usar nas faculdades de Direito fundadas no século XIX no Brasil.
Fonte: Obras restauradas. Coleção C. C. J. (Retratos de Direito). Museu da Universidade Federal do Pará, WWW: http://mufpa.wordpress.com/2010/08/12/obras-restauradas-colecao-c-c-j-retratos-de-direito/.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011


Retrato de D. Juan Benlloch, seminarista graduado em Teologia, Valência, com hábito talar romano, murça branca de cetim (muceta blanca), anel (anillo) e notável barrete laureado com franja de seda e pega/florão superior conforme tradição de algumas universidades ibéricas dos séculos XVI a XVIII.
Conforme já tive o ensejo de demontrar, este ornato é igual ao usado nos chapéus (sombreros) dos imperadores da China e autoridades tibetanas. Identico a este modelo é o barrete doutoral de Santa Teresa (Alba de Tormes).

Retrato do Dr. Toribio Rodríguez de Mendonza (1750-1825), Peru
Sobre mesa avista-se um barrete doutoral de quatro picos, de estrutura cartonada negra, ornado de borlas franjadas de seda branca e alto florão superior conforme se usava em algumas universidades católicas espanholas e em Coimbra (barrete de Sagrada Teologia)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Doutores em Sagrada Teologia membros da Companhia de Jesus
Tela que representa São Francisco Xavier em corpo inteiro com murça/muceta doutoral dupla e barrete com franjas de seda e florão superior ornamentado. Trabalho de Juan Pérez Méjia, México, 1706. Não deixa de ser curioso referir que o barrete doutoral de Santa Teresa de Ávila (Tormes) tenha ido buscar esta antiga anatomia portuguesa e espanhola dos séculos XVII e XVIII.
Fonte: acervo do Museo Colonial, WWW: http://curadoriacolonial.wikispaces.com/donantes


Retrato de vulto de Fray Hernando de Santiago, por Francisco de Zurbarán, 1628
O monge, que foi reitor do Collegio de San Laureano, em Sevilha, é figurado com hábito talar monástico, livor aberto e pena de escrever.
Sobre uma mesa pode ver-se o barrete doutoral quadrangular negro com franjas de seda branca (Sagrada Teologia). A borla ainda não cobre a totalidade da copa e ilhargas do barrete.