Virtual Memories

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Misa del Espiritu Santo na Universidade de Oviedo

Capela da Universidade de Oviedo/Capilla de la Universidad de Oviedo

Entre a Idade Média e os finais do século XIX/inícios do século XX a Missa do Divino Espírito Santo ocorria na maior parte das universidades mediterrâneas, antecedendo os actos de abertura solene e as colações dos graus de doutor, mestre e licenciado.
As leis de separação do Estado da Igreja Católica puseram fim à mistura entre o cerimonial religioso católico romano e o cerimonial universitário. Na fase mais acesa da contestação metia-se no mesmo saco cerimonial religioso e cerimonial académico.
A Universidad de Oviedo é uma das raras instituições de ensino superior fundadas antes do século XX que mantém a tradição da Missa do Divino Espírito Santo a anteceder o acto solene de Apertura del Curso Académico. Admito que ainda se realize esta missa em algumas universidades católicas, mas não tenho confirmação segura e que assim seja.
Respeitando o regime concordatário, a Reitoria da Univ. de Oviedo promove a divulgação da cerimónia, que tem lugar na Capela, mas não a divulga como acto oficial nem como tal convida as autoridades e doutores do claustro.
Segundo informação transmitida por Alicia Cañas Sancho, do Gabinete de Protocolo, a missa ocorre na manhã do dia da abertura solene, na Capilla privativa da Universidade, pelas 10:30 horas. São convidadas algumas autoriadades e o reitor, doutores e funcionários comparecem facultativamente. Celebra neste acto religioso o Arcebispo de Oviedo.
Finda a missa, a Univ. de Oviedo oferece um café às autoridades e visitantes, após o que se dá início ao cortejo académico.
Pedi a Alicia Cañas fotografias da Misa del Espiruto Santo, mas o Gabinete de Protocolo não tem recolhido imagens da cerimónia, o que é pena. Em contrapartida, foi-me fornecido o programa do ano lectivo de 2010-2011, bastante elucidativo.
Convite/Invitación, identificado com o selo da Univ. de Oviedo no cabeçalho
Apertura del Curso Académico 2010-2011
El Rector Magnifico de la Universidad de Oviedo, Vicente Gotor Santamaría, tiene el honor de invitarle al Acto de Apertura del Curso Académico 2010-2011.
13 de septiembre de 2010, Paraninfo de la Universidad de Oviedo, 12:00 horas
Programa del Acto Académico
-Memória del Curso Académico 2010-2011 (lectura por el Sr. Secretário General)
-Lección Inaugural: "Las matemáticas y la música" (impartida por el Dr. D. Benjamín Dugnol Álvarez, Catedrático de Matemática Aplicada)
-Intervenciones (Rector Magnifico, Exmo. Sr. Presidente del Principado)
A las 10:30h el Exmo. y Rvdmo. Sr. Arzobispo de Oviedo oficiara la Misa del Espiritu Santo en la Capilla Universitaria
Al finalizar el acto se servirá un vino español
Protocolo de la Comitiva Académica
-Los doctores, revestidos de traje académico, se reunirán a las 11:30h de la mañana en la Sala de Togas del Edifício Histórico, y formarán la comitiva a las 11:45 horas.
-La comitiva se organizará en dos columnas com arreglo a la siguiente distribuición: Maestro de Ceremonias, Maceros, Doctores en Psicologia, Doctores em C. C. Economicas, Doctores Ingenieros, Doctores en Medicina, Doctores en Ciencias, Doctores en Letras, Doctores en Derecho, ex-Rectores, Equipo Rectoral, Rectores de las Universidades, Presidente del Consejo Social, Presidente del Principado de Autúrias y Rector.
-Finalizado el acto, la salida se realizará con el cortejo en el mismo orden que la entrada.
[No fim do convite/invitación]: pedido de confirmação de presença/assistência até ao dia 3 de Setembro; letra em latim do Hino Gaudeamus Igitur.
Agradecimentos: obrigado muito especial/muchas gracias à Amiga Alicia Cañas
Citar: Nunes, A. M. - Misa del Espiritu Santo na Universidade de Oviedo. In: Virtual and Memories, 19.2.2011

O primeiro honoris causa triplo concedido em Portugal

Em 25 de Novembro de 2009 aconteceu algo de inédito no âmbito do cerimonial universitário português. Três universidades públicas fundadas no século XX juntaram-se numa única cerimónia e atribuiram à Prof. Susan Hochfiel, Presidente do MIT, o grau de tripla doutora honoris causa pela Universidade do Porto (UP), pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e pela Universidade Nova de Lisboa (UNL).
Poderão alguns objectar que em Maio de 1982 a Universidade de Coimbra (UC) atribuiu ao Papa João Paulo II o título de doutor honoris causa por todas as faculdades então existentes, mas a comparação não é legítima. Além do mais, a UC procedeu apenas à entrega de um diploma à americana, não tendo respeitado as regras do cerimonial nem imposto ao Pontífice quaisquer insígnias. Tenho considerado (e não vejo motivo fundamentado para mudar de opinião) que este honoris causa de 1982 violou as mais elementares normas cerimonialísticas da UC, mesmo atendendo aos benefícios da mediatização do acto. Dito de forma simples, e estando mortos o Papa João Paulo II e o então Magnífico Reitor António Ferrer Correia já se pode dizer sem receio de melindres, a verdade é que o Reitor ficou literalmente sem saber como fazer. Partindo da ideia que uma universidade medieval sancionada pelo Papa não orna um Papa com insígnias doutorais, Ferrer Correia acabou por presidir a um estranho acto de recepção solene em que se fez de conta que se outorgava um doutoramento honoris causa com ingredientes norte-americanos. Adiante! As três universidades outorgantes fixaram consensualmente como local de realização do acto a Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa. Um músico jazz foi convidado a interpretar antes e do decurso da cerimónia peças instrumentais em saxofone. Organizou-se um pequeno cortejo interno e foi constituída uma mesa de honra onde tomaram assento os reitores da UP, UTL, UNL, o Presidente da Academia das Ciências e o Ministro do Ensino Superior Mariano Gago.
Os três padrinhos, um por cada universidade, tomaram assento em separado da mesa de honra e da assembleia.
Proferiu discurso, em primeiro lugar, o Presidente da Academia, Eng. E. R. de Arantes de Oliveira, revestido com grande colar e o capote que antigamente se usava sobre o grande uniforme.
O elogio da doutoranda coube ao Prof. Doutor Paulo Ferrão, da UNL/IST e também Director do MIT/Portugal.
Seguidamente, os três padrinhos puseram-se de pé e cada um pediu separadamente ao seu reitor a autorização de outorga do grau. Os reitores responderam separadamente, confirmando os pedidos.
Susan Hochfield aproximou-se da mesa de honra, ficando de pé, acompanhada de perto por uma apresentadora feminina e pelos três padrinhos. Cada um dos reitores aproximou-se da laureada, tendo-lhe imposto as insígnias. Estas iam sendo impostas e retiradas. O acto foi ordenado pelas datas de fundação das três universidades.
No fim, a laureada, que se encontrava à civil, com um tailleur, fez uma breve intervenção.
Visualizações: http://www1.rtp.pt/icmblogs/rtp/comciencia/?k=Presidente-do-MIT-recebe-em-Lisboa-doutoramento-honoris-causa.rtp&post=17533; http://www.unl.pt/noticia/2009/atribuicao-do-garu-de-doutor-honoris-causa-pela-up-utl-e-nova-a-presidente-do-mit; http://www.acad-ciencias.pt/files/Mem%C3%Brias/E%20R%20de%20Arantes%20e%20Oliveira/eoliveira_25_11_2009.pdf; http://www.dq.fct.unl.pt/scf/news.htm; http://www.utl.pt/pagina.php?area=770&noticia=956.
Citar: Nunes, A. M. - O primeiro honoris causa triplo concedido em Portugal. In: Virtual and Memories, 19.2.2011

Oração do Reitor da Universidade de Coimbra no V Centenário da Universidad de Compostela

Em 29 de Setembro de 1996 a Universidade de Compostela celebrou o V Centenário da sua fundação. O acto foi presidido pelo Príncipe das Astúrias.
Esteve presente no referido acto solene o então Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra Rui de Alarcão.
Foram editados alguns filmes destas comemorações, que nos permitem apreciar o cortejo e a sessão solene na sala de actos. Na cabeça do cortejo avistamos uma maça de bedel e uma alta vara de prata.
Visualizações:
-Oração de Rui de Alarcão, http://tv.usc.es/mmobj/index/id/614;

Doutor em Teologia, membro da Companhia de Jesus
O retrato documenta um jesuita não identificado, activo no México. Barrete doutoral preto, quadrangular, com franja de seda branca. Este barrete é igual ao figurado no retrato do Doutor Francisco Suarez que leccionou na Universidade de Coimbra.
Localização: Pinacoteca de la Profesa de México
No México existem outros retratos de doutores com insígnias que não conseguimos reproduzir. Vejam-se, por exemplo, a imagem relativa a Fray Juan Duns Scoto (Convento de San Gabriel Cholula, em Puebla): http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?=7444948&page=4.


Retrato do cónego doutor Bartolomé Leonardo de Argensola/Retrato del canonigo doctor Bartomolé Leonardo Argensola
Poeta e historiador aragonês (1562-1631). Foi cónego capitular da Basílica da Zaragoza. Neste retrato é figurado o barrete doutoral quadrangular, de ilharga e copa negras, tendo pega superior ou florão de aparato e borlas franjadas de Direito Civil (seda vermelha/seda roja).
Pelo que nos foi dado apurar, o barrete não mistura as cores científicas de Direito Civil e Direito Canónico, estranha omissão, pois Argensola também era doutorado em Cânones (cor verde esmeralda).
O modelo de barrete doutoral aqui representado é idêntico ao que temos sinalizado para a mesma época nos doutores da Universidade de Coimbra. Daqui se pode concluir que nos séculos XVI e XVII havia na maior parte das universidades de Portugal e de Espanha barretes doutorais de modelo comum ou muito semelhante.