quinta-feira, 3 de março de 2011

Cardeal romano com hábito privado (abito privato) avivado
Traje civil curto surgido na Europa na década de 1680, como alternativa doméstica ao hábito talar, viria a popularizar-se entre os membros da igreja católica romana e da igreja anglicana. Nessa qualidade, foi bastante usado até à 1.ª Grande Guerra, contexto em que aparece fotografado nos capelães militares.
Viria também a ser consagrado como hábito dos estudantes da Universidade de Coimbra pela reforma indumentária de 1863, e como hábito dos membros do corpo docente desta mesma instituição por decisão de 1915.
Nesta rubrica pretende-se deixar notícia de um importante conjunto de hábitos e uniformes que foram correntemente usados na casa papal e nas casas episcopais até às reformas levadas a cabo pelo Papa Paulo VI em 1969. Alguns são comuns às librés assinaladas nos espaços de governação europeus. De expressiva riqueza estética e simbólica, remontam na sua maior parte aos figurinos de corte do século XVI e documentam a herança europeia pré-napoleónica (cotas, tabardos, capas, talabartes, dalmáticas) e pós-napoleónicas (casacas, grandes uniformes de inspiração militar). A fonte de informação é uma obra oitocentista, "Miscellanea di Costumi della Corte Papale".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial