Virtual Memories

domingo, 12 de dezembro de 2010


Toga dos jurisconsultos espanhóis. Retrato de Dom Diego do Corral y Arellano (1570-1631) por Diego Velázquez, ca. 1631, acervo do Museo del Prado. O retratado foi estudante de Leis na USAL e nela lente catedrático da Faculdade de Leis, tendo ainda exercido o cargo de magistrado.
Enverga a toga de dois corpos e chapéu à D. Filipe II, modelo que em 1850 passou a constituir o hábito profissional dos docentes de ensino superior de Espanha.
De acordo com o disposto na legislação académica dos séculos XIX e XX a toga é o traje profissional dos lentes e estudantes que tomam grau de licenciado e de mestre, usando-se apenas a sobreveste preta. Embora apareça documentada em fotografias de actos de licenciatura realizados na segunda metade do século XIX, a toga viria a cair em desuso nos meios estudantis. O barrete de licenciado, era idêntico ao doutoral, tendo embora seis faces e borlinha de pompom na cor científica do curso.


Doutor Francisco Xavier Lazcano (1702-1762), membro da Companhia de Jesus, doutor em Teologia e lente na Real Universidad de Mexico.
Veste roupeta preta, mantéu espanhol e gorra de tecido. Sobre a mesa vislumbra-se o barrete doutoral de quatro picos encimado por ostentatória borla branca de Teologia. Esta escorre pelas quatro faces do barrete e comporta uma coroa de passamanaria.
Quadro a óleo existente na Pinacoteca Guillermo Jenkins, http://www.tiempouniversitario.buap.mx/2000/num13/index.html

Doutor em Leis com barrete preto laureado, murça vermelha e loba cerrada. Retrato realizado por Francisco Zurbarán (século XVII)

Retrato do doutor Juan Martinez Serrano, por Francisco Zurbarán (séc. XVII) com barrete preto de picos ou quatro cantos, loba cerrada de cor parda e beca azul. As reformas do ensino superior espanhol de 1850 declararam a antiga loba dos doutores substituída pela toga dos jurisconsultos, mantendo-se todavia o costume de os lentes eclesiásticos usarem vestes talares romanas.


O mesmo Deão Nicolás Calzadilla, identificado na foto seguinte
Fotografia pintada. A ter sido tirada na década de 1840, a imagem foi retocada a posteriori pois o tipo de barrete doutoral aqui figurado só foi aprovado por lei governamental em 1850


Retrato do Deão Nicolas Calzadilla, formado pela Universidad San Fernando e nela lente de Teologia e reitor. Exerceu actividade religiosa nas Canárias. Retrato realizado por José Lorenzo Bello y Espinosa em 1881.
O barrete doutoral de Teologia, usado na década de 1840, corresponde ao barrete de quatro picos, encimado por borlas de franjas de seda e invulgar pega superior, pormenor ornamental que aproxima esta solução da borla da Universidade de Coimbra e da usada nos séculos XVIII e XIX na Real Universidad (Católica) de Mexico.
Fonte: Carlos Gaviño de Franchy - Galeria Canaria de retratos. El Deán Calzadilla, http://www.lopodeclavijo.blogspot.com/2010/galeria-canaria-de-retratos-el-dean.html