Virtual Memories

sábado, 2 de outubro de 2010


Nos 400 anos da Unige
Reitor e membros do corpo docente no préstito realiazdo em Junho de 1959


Préstito académico de celebração dos 400 anos da fundação da Universidade de Geneve
Desfile de reitores de universidades alemãs, italianas, francesas, belgas e britânicas.
Dies Academicus, Junho de 1959, Place du Bourg-de-Four, a caminho da Catedral de St. Pierre.


O uniforme escolar feminino japonês adoptado por volta de 1922 com a típica blusa de marujo


Estudantes japoneses com o gakuran, a que falta o capote



Estudantes japoneses com o uniforme escolar do ensino básico adoptado na década de 1890
A influência ocidental prussiana é bem evidente neste conjunto masculino constituído por calça comprida, casaco de tipo paletó, boné de pala e capote.
Traje ainda em uso nas escolas japonesas, tendo caído em desuso o boné e o capote.
(fotografia do acervo do Museo Internacional del Estudiante)


Uniforme escolar do período Meiji
Conjunto constituído por boné prussiano, kimono e hakama
(colecção do Tombow Corporation Uniform Museum)



Peças de indumentária recomendadas em 1872 como uniforme escolar pelos serviços de educação japoneses
Conjunto constituído por hakama e kimono, reconstituição do Tombow Corporation Uniform Museum

sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Modelos para corte de capelos
"The cutter's pratical guide (...)", 1898



Desenhos de togas académicas e trajes talares institucionais britânicos
Prancha publicada na obra "The cutter's pratical guide (...)", Part 9, 1898



A toga do professor Snape
Vista do conjunto formado pelas duas peças sobrepostas



A toga do professor Snape usada num dos filmes de Harry Potter. Combina a casaca dos clérigos britânicos com a toga inspirada no estilo de Cambridge

domingo, 26 de setembro de 2010

O albornoz à Harry Potter


Soldado de infantaria com dois combatentes berberes que vestem a djellaba. Fotografia dos anos da Guerra Civil de Espanha.
Se dúvidas havia quanto à origem do albornoz Harry Potter...


O albornoz à Harry Potter


O actor britânico Daniel Radcliffe com uniforme escolar (calça, pullover, camisa, gravata) e o famoso albornoz preto forrado de cetim carmesim.
Este traje foi criado em 2001, data da comercialização do primeiro filme da saga Harry Potter, realizada por David Heyman a partir da leitura dos livros de J. K. Rowling.
As escolas privadas de ensino básico e secundário britânicas são conhecidas pela imposição do uso de uniformes masculinos e femininos, cujos figurinos mais mediatizados são o Blue-coat do Christ's Hospital e o fato do Colégio Eton (Eton suit). Em nenhum caso conhecido, os uniformes escolares britânicos surgem associados a capas ou capotes.
A veste talar preta adoptada como imagem de marca da turma de Harry Potter na "escola de magia" não é propriamente uma invenção. O que se vê é uma apropriação de um traje multissecular que os berberes do Norte de África trouxeram para a Península Ibérica, o albornoz ou djellaba, túnica comprida de um só corpo, de abertura dianteira, munida de mangas e de capuz.
Uma variante do albornoz/djellaba é o roupão de quarto, veste doméstica masculina e feminina que se usa nas casas de habitação e hotéis, com bolsos metidos, cinto de pano, bandas e gola rebatida. Outra variante desta peça de indumentária, de bainha assaz curta, é usada em contextos desportivos por praticantes de natação e pugilistas. Veja-se o modelo usado pelo actor Sylvester Stallone como pugilista no filme Rocky Balboa I, realizado em 1976 por John Avilsen.


Chapéu tradicional de noiva, Turcomenistão
Profusa ornamentação com borlas pendentes, trabalho de manufactura que lembra a borla doutoral de Coimbra e o galero dos cardeais romanos

Blue-coat school


Retrato a óleo do jovem estudante Constant Lambert, por Georges Lambert, 1916


Parada anual da fanfarra dos alunos do Christ's Hospital nas festas do presidente da câmara municipal de Londres, festas de 2008, foto de David Jones


Representação clássica do blue-coat, escultura


Estudante com a blue-coat, gravura oitocentista


Estátua de vulto em bronze alusiva a estudante com a housey coat


Estátua de escolar com o uniforme quinhentista do Christ's Hospital
(réplica assente em nicho, na East Street, Londres)
O "housey coat" ou "blue-coat school" é o uniforme típico dos alunos internos do Christ's Hospital, instituição fundada em Londres no ano de 1552. Trata-se de uma instituição particular, com uma rede de casas que também usam o "housey coat".
Até 1985 o "housey coat" foi indumentária masculina, tendo então sido estudada a adaptação a uniforme de tipo unissexo. Fora de Londres, o uniforme apenas é usado nas principais solenidades. Em Londres continua a ser de porte diário. O "housey coat" é um uniforme do ensino básico e secundário, abarcando níveis etários entre os sete e os 16 anos. No Christ's Hospital, os estudantes estão tradicionalmente organizados em níveis hierárquicos que fazem recordar as tradições da Universidade de Coimbra e as do Colégio Militar: squits, lithe erasmus, uper fourth, great erasmus, deputy grecians e grecians.
Os internos masculinos e femininos do Christ's Hospital realizam anualmente uma grande parada festiva em articulação com a câmara municipal de Londres.
O uniforme clássico, vindo do século XVI, era constituído por uma batina talar de lã azul escura, uma túnica amarela (veste interna) e uma boina Tudor com pompom. Como acessórios, usavam-se sapatos pretos de couro ornados de fivela, meias altas amarelas, calções azuis escuros e plastron branco. A batina, fixada com cinto de couro, dá fé de uma variante quinhentista, caseada entre a base do colarinho e o baixo ventre, mangas lisas tubulares, cós em torno da cintura e amplo saio pregueado a toda a volta do mesmo cós. Nos anos mais recente já não se avistam a boina nem a túnica amarela.
Algumas imagens multimédia:
Informação adicional:
British Schoolboy uniforms, http://www.digalist.com/item/2591;
Individual english school. C.H.S. Horsham, http://histclo.com/shun/country/eng/is/hosp/chs.html.
The history of school uniforms, http://histclo.com/schun-hist.html.
Victorian Edwardian and George 5th U.K. school uniforms in the U.K., http://www.album1900.com/uk/0005ukschooluniform/0005_ukschooluniforms.php.