Virtual Memories

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Borla doutoral e faixa
Património da Universidad de la República, Uruguay, criada em 1838 e instalada em 1849

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Catálogo de orientaciones sobre el uso del traje académico y sus colores


Retrato de Antonio Bonifacio de Ayala, por Fray Miguel Herrera, realizado em 1752. Tela existente no Museo Nacional de História, México
Merece destaque o barrete doutoral preto, de formato redondo, rematado por quatro picos e borla de seda branca e franjas laureadas. Trata-se de um barrete doutoral de Teologia, de aparato barroco, ornado com uma estrutura de passamanaria disposta em quatro camadas. Seria interessante averiguar em que universidade era usado.
Fonte: Lenice Rivera-La Pinacoteca del Palacio de Medina. II: Notas sobre el retrato novohispano, http://www.google.pt/imgres?ingurl=http://www.arts-history.mx/blogs/images/stories/LENICE/flores.jpg&imgrefurl=
Utilizamos a imagem supra para referenciar o excelente trabalho desenvolvido pela equipa constituída por María Teresa Galino Mateos (Univ. Complutense), Francisca de Paula Saravia Gonzalez (Univ. Córdoba) e Jerónimo Hernández de Castro (Univ. Salamanca), intitulado CATÁLOGO DE ORIENTACIONES SOBRE EL USO DEL TRAJE ACADÉMICO Y SUS COLORES, apresentado em Salamanca no IX Encuentro e disponível em http://www.protocolouniversitario.ua.es/manuales_contenido.psp?, e http://www.protocolouniversitario.ua.es/recurso/ficheros/catalogo_de_orientaciones_sobre_el-traje_academico_y_sus_colores_mayo_2010.pdf.

domingo, 27 de junho de 2010

O Mariquelo de Salamanca


Fotografia do músico e "alpinista" Ángel Rufino de Haro nos céus de Salamanca
Na manhã do dia 1 de Novembro de 1755 os habitantes da Península Ibérica tinham acorrido em força às igrejas para celebrar os defuntos. Foi então que um violento tremor de terra sacudiu e derribou a velha cidade de Lisboa. Um tsunami entrou pela baixa, agravando ainda mais o cenário dantesco.
Lisboa sofreu, mas não foi a única localidade da Península Ibérica a sentir os efeitos do terramoto. Notícias da destruição são conhecidas para os Açores, Coimbra ou mesmo povoados espanhóis. No dia do terramoto, a catedral nova de Salamanca estava cheia de devotos. O edifício "dançou", pelo que conezia e crentes julgaram não sair dali com vida. A catedral não desabou mas a torre sineira ficou inclinada. Pisa não é caso único na Europa.
De 1755 em diante, determinaram os cónegos do cabido da catedral nova que um membro da família Mariquelo (que guardava o edifício e nele habitava) deveria subir ao ponto mais alto da torre a 31 de outubro para verificar se a estrutura se mantinha estável.
A tradição foi mantida ininterruptamente pelos Mariquelo até à década de 1970, altura em que ficou interrompida por falta de descendentes. Consta dos relatos que o Mariquelo subia as escadas interiores até à base da cúpula. Daí para cima trepava pelo exterior, agarrando-se a saliências de pedra e a sarrafos de ferro. Narram-se proezas de alguns que trepavam até ao ponto mais alto do agullhão de ferro, abriam os braços, rufavam a caixa e tocavam a flauta. Este é um dos aspectos mais curiosos da tradição, o inspector da torre leva às costas um tambor e uma flauta que deve tocar no topo da torre sineira.
Nos últimos anos a tradição foi assumida pelo folclorista Ángel Rufino de Haro que todos os anos, a 31 de Outubro, faz a escalada da torre e termina executando uma charrada. Em 2009 os cónegos do cabido salmantinense exigiram que a escalada fosse só até à base da cúpula.
Ángel de Haro é uma figura de referência em Espanha. Participa em inúmeras festividades tradicionais e já esteve em Lisboa, cuja Sé subiu até ao nível da rosácea.
Mais informação:


Notável retrato do advogado Carlos Gomes Hernández, de 1876, após o acto de formatura em Direito

Enverga toga talar preta, adoptada em 1850 como traje académico comum a todas as universidades espanholas, murça vermelha e barrete de bacharel/licenciado. Este barrete é armado em cartão rígido, forrado de preto, tem cerca de 15cm de ilharga, possui seis faces (o doutoral tem oito, talqualmente ocorria com o antigo barrete da Médico-Cirúrgica do Porto) e a borla de seda é de tipo pompom na cor da especialidade científica.

Fonte: http://anamariarey.blogspot.com/2010/017el-abogado-Carlos-Gomez-y-su-bisnieto.html