Virtual Memories

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Uma formatura de 1901

A Univ. de Birmingham foi fundada em 1900, a partir de duas escolas politécnicas pré-existentes, a Escola Médica (1825) e o Mason Science College (1875).
Esta forma de organização revela alguma semelhança com a prática ministerial seguida em Portugal entre 1911-1930 e na década de 1970.
A reunião administrativa de escolas com origens muito díspares pode constituir um problema de longo prazo, caso a política cultural da instituição se reveja na definição e implementação de estratégias de construção de uma identidade corporativa. A dispersão geográfica das escolas federadas e ausência de uma identidade comum podem ser afectadas pela inexistência de políticas integradas com capacidade para agregar os vários silos constituentes, pela inconsistência da função simbolizadora e pelas atitudes preconceituosas e contraculturais dos membros do corpo docente.
Logo em 1901 a jovem Univ. de Birmingham promoveu o seu primeiro cortejo público de formatura de turmas, o qual foi filmado. A nota mais surpreendente do filme é a imediata integração das mulheres através da conversão da gown em traje unissexo.