Virtual Memories

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vida na Iasi

Formatura de um curso de Informática, Iasi


O mocho Alexa, mascote oficial da Universidade Iasi
Numa era marcada pelos desafios de globalização, o markting institucional é considerado um preciso instrumento auxiliar de estratégias de sucesso. Pode cheirar a Disneyland mas as turistas parecem não desgostar


2005: momento final de uma cerimónia honoris causa na Universitatea din Iasi Alexandru Ioan Cuza, Roménia
Fundada em 1860, a Iasi integra o Coimbra Group. Relativamente a esta universidade existem informações sobre a adopção de um traje talar para docentes, actos de outorga do grau de doutor honoris causa e realização da "graduation ceremony".
Tudo isto parece muito recente, surgido num contexto de afirmação internacional das instituições de ensino superior romenas após a Queda do Muro de Berlim. O traje docente adoptado é uma toga preta, com ornamentação nas mangas, que entronca nos modelos italianos de togas universitárias. O mesmo acontece com a estola de ombros. Já o chapéu é claramente uma transposição norte-americana. A formatura de alunos é realizada com cap and gown à americana.
Noutras universidades romenas a imitação das cerimónias académicas e trajes norte-americanos é assumida. É o que acontece na Universitatea Tehnica Gh. Asachi. A indumentária, algo próxima das experiências relativamente recentes ensaiadas em universidades bósnias e russas, vai no sentido de uma replicação kitsch que pode correr o risco de descredibilizar os melhores propósitos.
Outros exemplos:

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vida na Alma Mater Carolina


Acto de formatura na Faculdade de Direito
Fotografia publicada pela revista LIFE, edição de 1.01.1947


Acto de Teologia

O Presidente Václav Klaus e o Rektorem Hamplem recebem o Papa Bento XVI (2009)

Entrega de diplomas


Entrega de diplomas a novos doutorados, cerimónia civil simples

Honoris causa do Prof. Suad, 2008


Univ. Carolina: maças das faculdades

Univ. Carolina, cerimónia solene na sala dos actos. Discurso do reitor


Cerimónia na sala de actos

O Rektorem Václavem Hamplem, eleito em 2008
Fonte: http://www.ulb.ac.be/unica.pictures.html

O Rektorem Bohumil Bydzovsky da Universitas Carolina Pragensis/Univerzita Karlova v Praze. Fotografia captada em Janeiro de 1947 para as páginas da revista LIFE.
Fundada em 1348 e membro do Coimbra Group, a Carolina tem vindo a fazer um esforço significativo para manter e divulgar o seu património simbólico e vestimentário.

Vida na Jagiellonski

Rektor e docentes da Univ. de Carcóvia


Univ. Carcóvia: acto de conferimento da laurea honoris causa a S. S. o Dalailama


Univ. de Carcóvia, 8.12.2008: préstito de entrada que antecedeu o acto de colação do grau de doutor honoris causa de S. S. o Dalailama


Sala de actos da Uniwersytet Jagiellonski w Krokowie (Universidade de Cracóvia), Polónia.
Fundada em 1364, integra o Coimbra Group.
Na maior parte das universidades polacas os docentes usam toga de feitios variados nas cerimónias mais importantes do calendário académico. Em Cracóvia mantém-se a usança das antigas maças e as vestes e insígnias reitorais.
Paralelamente assiste-se à emergência de novos trajes em universidades mais recentes.

Novitradições académicas na Hungria


Pécs: discurso do Vice-Reitor Farkas, 2004


Pécs: aspecto da mesa da presidência, honoris causa, 2004

Pécs, 2004: graduation ceremony de genealogia norte-americana
Fonte: http://www.ineer.org/ISCMeet/Welcome.htm

Szeged: cerimónia honoris causa na Universitas Scientiarum Szegediensis
Fonte: http://crwflags.com/

Entrega de diplomas de formatura na Universidade Eotvos Loránd, Budapeste, Hungria.
A Universitas Budapestinensis, remontante a 1636, membro do Coimbra Group, tem uma presença muito fraca na internet em termos de identidade visual.
Em contrapartida, outras universidades húngaras, como Szeged e Pécs, apresentam novitogas e dão sinais de aproximação à graduation norte-americana.

Vida em Bergen

Cerimónia de entrega dos diplomas aos novos doutores
(Foto de Thor Brodreskift)

Bergen, o Reitor Sigmund Gronmo


Bergen, entrega de diplomas ante o reitor


Bergen, membros do corpo docente


Bergen, formatura 2009


Bergen, formatura 2009


Bergen, formatura 2009


Bergen, formatura, 6.02.2009


Bergen, 2004: cerimónia de entrega de dipomas aos novos doutores (doktorpromosjonen)
A Universitas Bergensis é membro do Coimbra Group. É uma das instituições norueguesas de ensino superior que na passagem do século XX para o século XXI aposta na afirmação internacional da sua identidade visual substituindo a casaca burguesa de abas de grilo pela toga talar e sublinhando os actos de certificação de licenciados e mestres.
Ao contrário de outras instituições congéneres que se limitam a copiar o figurino norte-americano num registo banalizado e pouco credível, a Univ. de Bergen imprime a estas novas ritualizações uma dignidade comedida e sóbria, em grande parte realçada pelo despojamento do edifício Hakon Hall.

domingo, 7 de fevereiro de 2010



Lund: coro masculino

Os coros masculinos das universidades suecas, e muito particularmente os de Uppsala, inspiraram as formações corais surgidas no decurso do século XIX na Univ. de Coimbra. Este coral disponiblizou algumas peças no youtube e a sua audição vem confirmar aquilo que já se sabia, a extraordinária semelhança com o velho Orfeon conimbricense, sonoridade hodiernamente continuada pelo Coro dos Antigos Orfeonistas.
Exemplos audio:


Lund: final do acto de formatura do curso de Master em Science Environmental Management and Police no International Institut of Industrial Environmental Economics (27.09.2007).
No caso do IIEE, os graduandos envergam toga talar. Porém esta situação não está completamente generalizada em todas as faculdades da Lund, havendo registo audiovisual das novas cerimónias de licenciatura e mestrado em que os formandos comparecem à chamada e recebem os diplomas e os cumprimentos em fato civil.
Exemplos:
-Master Graduation Ceremony (Dez. 2008), http://www.youtube.com/watch?v=22ZIfTmIc40&feature=related.


Lund: cerimónia de colação do grau de doutor honoris causa a Paul Kallós, 1969


Lund: a Vice-Reitora em cerimónia de abertura do ano lectivo


Lund: o novo Rector Magnificus Per Ericksson, empossado em 2009


Lund, 1998: alguns membros do corpo docente com a nova toga talar, em co-habitação com a casaca. Cerimónia de atribuição da laurea honoris causa ao Prof. Hajime Fuchiahta (4.06.1998)

Lund Universitet, Suécia: cabeça do cortejo solene de investidura de novos membros do corpo docente, vendo-se o bedel com a maça de prata e logo atrás o Rector Magnificus (2006)

Pressionada pela globalização e concorrência interna e externa, Lund foi a primeira universidade sueca a iniciar a transição da grande casaca civil preta para a toga dos letrados. Rentabilizando o património herdado, Lund tem vindo a dar mostras de grande dinamismo no campo do cerimonial académico, encarado muito profissionalmente como instrumento de markting e estratégia do promoção e acreditação da instituição.
Além das clássicas cerimónias de abertura solene, investidura de docentes e conferimento de láureas honoris causa, Lund avançou decididamente para a reinvenção da sua imagem institucional, gerindo-o como marca, ao mesmo tempo que aproveita das universidades históricas britânicas o melhor do seu cerimonial.
Esta estratégia autopromocional assenta numa visão integrada que congrega e reforça a identidade dos corpos constituintes e transmite ao exterior uma sólida imagem de credibilidade. Complemento indispensável, surgem cerimónias vocacionadas para os graus de licenciatura e mestrado sem que estas se diluam em ajuntamentos massificados nem na fácil tentação da graduation norte-americana.


Malmo: cerimónia de atribuição da láurea honoris causa ao Prof. Keith Horner, da Manchest's School of Dentistry, em 24.11.2008


Malmo, um exemplo da articulação da antiga cartola com a nova toga

Suécia, Malomo Universitet
O modelo de toga distingue cargos e funções, conforme sejam reitores, directores de escolas, professores, professores eméritos e promotores. A ornamentação das costas foi inspirada no logótipo da universidade.
O preto é avivado nas costas, boca de mangas e bainhas dianteiras, estando em uso desde pelo menos 2000.


Suécia, T. Hogskola, feitio das costas da toga


Suécia, Blekinge Techniska Hogskola
A nova toga talar para membros do corpo docente em verde viscose, com vivo verde. O peito remata em V pronunciado e as costas acusam influência do cabeção dos marujos de Karlskrona.


Vaxjo: ornamentação estilizada das costas da toga

Suécia, Vaxjo Universitet, cerimónia de investidura de novos membros do corpo docente em Artes Liberais e Letras, Fevereiro de 2003
Nos últimos duzentos anos as universidades suecas não deram mostras de uso de vestes talares, tendo imperado desde finais do século XVIII a cartola forrada de seda e a grande casaca preta civil que era dado ver nas solenidades promovidas pelo Estado e academias científicas. Os reitores distinguiam-se pelo porte de um chapéu carmesim de abas, opa carmesim agaloada a ouro e grande colar.
As universidades e politécnicos suecos exerceram influência mais ou menos duradoura sobre os estabelecimentos de ensino superior escandinavos, pelo que a cartola e a casaca aparecem naturalizadas na Noruega, Dinamarca, Estónia e Finlândia. Na Dinamarca, este conjunto é complementado por um espadim, tradição comum às academias literário-científicas tributárias do paradigma franco-napoleónico. Na Finlândia, replicando a Universidade de Abo, os reitores usam um manto de veludo sobre a casaca preta.
Comum a todos os países escandinavos são também o boné dos estudantes (com e sem borla) e o facto de as professoras usarem vestido preto comprido e não grande casaca. Conforme já tive ensejo de salientar, desde o século XIX que a Universidade de Coimbra se aproximou fortemente da tradição vestimentária das universidades escandinavas, seja pelo facto de o hábito docente masculino ser uma casaca (pequeno uniforme), seja porque antes da década de 1950 as alunas e as professoras da dita instituição não envergavam o hábito talar.
Algo tem vindo a mudar paulatinamente nas universidades e politécnicos da Suécia, na passagem do século XX para o século XXI, ilustrando quantum statis a superação do paradigma abolicionista. Instituições como Lund, Malmo e Vaxjo encomendaram e passaram a usar togas. Outras lançaram-se na realização de cerimónias de formatura.
Na última década, o ateliê Bergdala Spinnhus idealizou e confeccionou projectos de hábitos talares para pelo menos quatro instituições de ensino superior, com Lund na fila da frente.
No caso da Vaxjo Universitet, o projecto contemplou uma toga preta, com motivos diferenciados para o reitor, vice-reitor, professores de carreira, professores eméritos e promotores. Nas costas da toga foi bordada a silhueta das suas torres da catedral de Vaxjo. Há notícia do uso deste trajo desde 2003. Do passado são mantidos a cartola e o anel.
Na foto supra vemos uma entrada de docentes em auditório em contexto de investidura (promotion). A toga preta é enriquecida com um longo epitógio em seda azul forte, cor da filosofia e das artes liberais. Outras cores foram consagradas como o verde para matemática e ciências e tecnologia.