domingo, 26 de setembro de 2010


O actor britânico Daniel Radcliffe com uniforme escolar (calça, pullover, camisa, gravata) e o famoso albornoz preto forrado de cetim carmesim.
Este traje foi criado em 2001, data da comercialização do primeiro filme da saga Harry Potter, realizada por David Heyman a partir da leitura dos livros de J. K. Rowling.
As escolas privadas de ensino básico e secundário britânicas são conhecidas pela imposição do uso de uniformes masculinos e femininos, cujos figurinos mais mediatizados são o Blue-coat do Christ's Hospital e o fato do Colégio Eton (Eton suit). Em nenhum caso conhecido, os uniformes escolares britânicos surgem associados a capas ou capotes.
A veste talar preta adoptada como imagem de marca da turma de Harry Potter na "escola de magia" não é propriamente uma invenção. O que se vê é uma apropriação de um traje multissecular que os berberes do Norte de África trouxeram para a Península Ibérica, o albornoz ou djellaba, túnica comprida de um só corpo, de abertura dianteira, munida de mangas e de capuz.
Uma variante do albornoz/djellaba é o roupão de quarto, veste doméstica masculina e feminina que se usa nas casas de habitação e hotéis, com bolsos metidos, cinto de pano, bandas e gola rebatida. Outra variante desta peça de indumentária, de bainha assaz curta, é usada em contextos desportivos por praticantes de natação e pugilistas. Veja-se o modelo usado pelo actor Sylvester Stallone como pugilista no filme Rocky Balboa I, realizado em 1976 por John Avilsen.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial