terça-feira, 20 de julho de 2010


Cortejo com deputação de académicos
Já divulgámos em post anterior esta fotografia do acervo do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa [PT/AMLSB/AF/ACU/001864, http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/sala/online/ui/SearchBasic.aspx?filter=AF], documento omisso em data de produção e identificação dos figurantes.
Não se trata seguramente de membros do corpo docente da Universidade de Coimbra. A fotografia parece ser anterior a 1930 e posterior à Grande Guerra, em princípio produzida após a entente cordial entre a República e a Igreja Católica, política de apaziguamento a que o Presidente António José de Almeida associou o seu mandato.
A figura central indicia ser um reitor, envergando a toga herdada da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e as insígnias doutorais de matriz coimbrã que haviam sido nacionalizadas pelo Ministério da Instrução em 1918 (artigo 101.ºdo Decreto n.º 4.554, de 6 de Junho de 1918). O que parece ocorrer nesta foto é uma transposição para a Universidade de Lisboa do costume conimbricense da borla solo, cuja raiz é eclesiástica.
Os primeiros reitores da Universidade de Lisboa estavam vinculados à Faculdade de Ciências, casos de Augusto José da Cunha (1911-1913), João Maria de Almeida Lima (1913-1916) e Pedro José da Cunha (1916-1928). A imagem parece registar uma cerimónia académica realizada no mandato do Reitor Pedro Cunha, cujo rosto não destoa do retrato do mesmo nome presente na Galeria dos Presidentes da Sociedade de Geografia de Lisboa, http://www.socgeografialisboa.pt/organica/presidentes.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial