domingo, 2 de maio de 2010


Esculápio
Asclepius ou Esculápio é a divindade tutelar da Medicina. Filho de Apolo, foi iniciado nas artes médicas pelo Centauro Quíron. Teve culto na Grécia e no Império Romano, tendo sido substituído por diversos santos católicos.
Esculápio é tradicionalmente representado como um adulto masculino, barbado, apoiado num bastão de madeira no qual está enroscada uma serpente. Esta serpente, que simboliza a regeneração do paciente, é a Coluber Asclepii de escamas amarelas. O bastão resultará do galho ou raminho medicinal que a serpente trazia na boca quando foi encontrada por Esculápio na tentativa de encontrar cura para a esposa. Nalgumas figurações, Esculápio está rodeado por Higyeia, Panaceia, Iaso e Telesforo. De acordo com o mito, Quíron entregou ao deus da Medicina uma faca (instrumentos cirúrgicos), plantas medicinais (mezinhas), terra (terapia) e palavras rituais (comunicação).
Saberes que representa: Faculdade de Medicina, Medicina, artes médicas em geral
Plantas associadas: todas as plantas medicinais da orla mediterrânea, a asclépia
Animais associados: serpente amarela. No caso específico de Coimbra, acresce à serpente uma cegonha (ternura, tratamento humanizado, nascimentos)
Emblema: prevalece a mesma regra para todos os cursos e disciplinas na Univ. de Coimbra, ou seja, os atributos da alegoria são inscritos num medalhão oval que tem no interior uma pilha de livros da ciência representada, sobre estes o barrete doutoral na cor da respectiva Faculdade e ao lado os distintivos. No caso de Medicina, o bastão de esculápio com a serpente enroscada e uma cegonha de pé. Na orla do medalhão, identificam-se em latim, por abreviaturas, o nome da instituição (esquerda), o nome da Faculdade (direita) e o nome do curso ou cadeira (rebordo inferior)
Erro frequente: confusão entre o bastão de Esculápio e o caduceu de Mercúrio, por desconhecimento da Marinha dos EUA, erro que remonta aos finais da Primeira Guerra Mundial e se encontra bastante mundializado

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial