terça-feira, 6 de abril de 2010

Vida em Poitiers


Primeira cerimónia de entrega dos diplomas aos novos doutores na Fac. de Droit, em 15 de Dezembro de 2009
A fotografia do periódico "La Nouvelle République" regista os cumprimentos do reitor (toga roxa) a um dos diplomados. A partir de 2005 várias foram as antigas universidades europeias que na sequência do Processo de Bolonha começaram a realizar cerimónias de entrega de diplomas segundo o paradigma norte-americano.
Em França trata-se de uma espécie de day after após o fim da modernidade de pulsão linear, monocultural e abolicionista. Sobre os despojos dos abolicionismos, inventa-se um sincretismo estilístico sem geo-referenciação onde todos os ecletismos parecem legitimados. Uma espécie de amnésia institucional que não parece reflectir sobre o ridículo e o kitsch.
De acordo com declarações do reitor Jean-Pierre Gesson, a "remise des diplômes de doctorat" é um processo em vias de invenção em algumas universidades e politécnicos franceses. À universidade-marca importa promover publicamente os seus graduandos como mercadorias convenientemente embrulhadas.
A fazer fé no evento filmado, este tem lugar num auditório onde tomam assento os novos doctores com toga preta e barrete replicado a partir das universidades dos EUA. No palco constitui-se uma mesa de presidência (reitor e docentes de Direito, em toge). A cerimónia apoia-se em teconologia audivisual (ecrã gigante, som, microfones). Um docente em toge segura um microfone e apresenta o evento, seguindo o estilo dos apresentadores televisivos. Uma oradora convidada discorre sobre a sua tese e os trabalhos de pesquisa subjacentes. Os graduandos deslocam-se ao palco, recebem uma écharpe de cetim, uma medalha e um diploma.
Conforme já se dicorreu noutro local, as universidades históricas que estão a adoptar a festa de diplomatura correm deliberadamente o risco de não ser levadas a sério, na medida em que não estão em condições de fazer melhor do que as mediáticas cerimónias televisivas de entrega de galardões a actores, realizadores de cinema, músicos e atletas.
Outra cerimónia realizada anualmente pela UPoitiers é a Rentrée, cuja estrutura não difere grandemente da "remise".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial