sábado, 13 de março de 2010

Vida na USAL


Estudantes salmantinos com indumentária de finais do século XVI, inícios de seiscentos. Trecho de uma pintura de Martín de Cervera na Biblioteca General (1614).
Em Novembro de 2009 foi criado o Canal USAL en YouTube que tem como missão registar e divulgar cerimónias e eventos correlacionados com a vida da Alma Mater Salmantinensis.
Aguns exemplos desta presença:
-Acto Solemne de Apertura de Curso (vendo-se o Reitor de Coimbra), http://diarium.usal.es/fgarcia/tag/usal/;
-Doctorado Honoris Causa de Ricardo Lagos Escobar (Presidente do Chile, 2009), http://www.youtube.com/watch?v=BKzWO5QByVI;
-Entrega de la Medalla USAL y Premios (2009), http://www.com/watch?v=BKzWO5QByVI;
-Solemne Acto de Toma de Possesión del Rector Daniel Hernández Ruipérez (2009), http://www.com/watch?v=BKzWO5QByVI.
Em diferentes registos servem ainda para reforçar a imagem e o prestígio da USAL instituições como:
-Museo Internacional del Estudiante, http://www.museodelestudiante.com/.
Analisando a gestão da imagem institucional da USAL e a sua presença na internet e nos novos meios de comunicação, pode concluir-se que a Alma Mater Salmantinsis ocupa um lugar de excelência no mapa das universidades ocidentais e na geo-referenciação dos membros do Coimbra Group.
De referir como pontos fortes: cerimonial diferenciado no contexto académico ibérico; pluralidade de ocorrências cerimonialísticas e festivas; capacidade de dinamização do centro histórico da cidade de Salamanca (excelente a nível dos cortejos públicos e da animação proporcionada pela tuna); articulação com projectos turísticos benéficos para a cidade; relação positiva com o património material e imaterial herdado dos séculos anteriores; produção de normativos protocolares escritos e sua divulgação no sítio web; promoção de estudos sobre insígnias, cores académicas, hábito talar e cerimónias (desempenho excelente); iniciativas de revitalização do património simbólico (chirimia/charamela, formatura de licenciados); adopção de políticas vocacionadas para a preservação e uso esclarecido e responsável; respeito pelos símbolos e heráldica herdados;
De referir como aspectos menos conseguidos: ausência de articulação com os membros do Coimbra Group; falta de consistência do ritual de formatura, cujo vazio pode facilmente abrir as portas à graduation ceremony americana ou à confusão entre colação do grau de licenciado e eventos de entrega de diplomas inspirados na cerimónia dos Óscars;
Grandes desafios: adequar os projectos existentes às recomendações da UNESCO para a salvaguarda do património cultural e simbólico.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial