sábado, 13 de março de 2010

Universidade de Salamanca: cortejo académico de doutoramento honoris causa em trânsito entre o pátio das escolas menores e a sala de actos grandes. Na vanguarda a charamela, depois os bedeis com a maças, o mestre-de-cerimónias (chefe de protocolo), o claustro doutoral e após ele o reitor.
Conjunto de 14 fotografias alusivas ao acto solene de colação do grau de doutor honoris causa a J. Ayala (Univ. da Califórnia) e a Luis Villa Gil (reitor da Universidad a Distancia/Madrid), que teve lugar em 19.06.2009.
A Alma Mater Salmantina é uma das instituições europeias medievais cujo cerimonial mais se aproximava do paradigma conimbricense. Entre finais do século XVIII e 1850 perdeu grande parte do seu património vestimentário, insigniário e ritualístico, com a abolição das touradas associadas aos doutoramentos, o desaparecimento do passeio doutoral na via pública, a abolição do antigo hábito talar e do barrete seiscentista ou mesmo o fim da histórica formação instrumental (charamela/chirimias). Ao longo da primeira metade do século XX, a USAL chegaria mesmo a perder o direito de criar doutores, cujo monopólio reverteu a favor da Complutense.
Na actualidade, a USAL tem vindo a promover um conjunto de iniciativas de revitalização do seu património cerimonialístico e de afirmação da sua imagem institucional:
-Acto solene de Apertura de Curso (Abertura Solene);
-Acto solene de Tomada de Posse do Reitor;
-Entrega da medalha USAL e prémios;
-Investidura de novos doutores;
-Doutoramentos Honoris Causa;
-Tentativa de revitalização da formatura de licenciados;
-Promoção de estudos sobre cerimonial académico através da Asociación para el estudio del protocolo universitário;
-Divulgação de fotografias de actos académicos no site oficial;
-Divulgação de cerimónias no youtube;
-Celebração do dia do patrono;
-Revitalização da charamela;
-Afirmação internacional através da partilha de imagens no sítio do Museo Internacional del Estudiante, visitado anualmente por milhares de cibernautas.
Resultado? A USAL gere o seu património histórico com excelentes resultados internos e externos. Aprendeu a falar a linguagem dos media e usa com manifesto proveito tecnologias audivisuais como o youtube.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial