domingo, 7 de fevereiro de 2010

Lund Universitet, Suécia: cabeça do cortejo solene de investidura de novos membros do corpo docente, vendo-se o bedel com a maça de prata e logo atrás o Rector Magnificus (2006)

Pressionada pela globalização e concorrência interna e externa, Lund foi a primeira universidade sueca a iniciar a transição da grande casaca civil preta para a toga dos letrados. Rentabilizando o património herdado, Lund tem vindo a dar mostras de grande dinamismo no campo do cerimonial académico, encarado muito profissionalmente como instrumento de markting e estratégia do promoção e acreditação da instituição.
Além das clássicas cerimónias de abertura solene, investidura de docentes e conferimento de láureas honoris causa, Lund avançou decididamente para a reinvenção da sua imagem institucional, gerindo-o como marca, ao mesmo tempo que aproveita das universidades históricas britânicas o melhor do seu cerimonial.
Esta estratégia autopromocional assenta numa visão integrada que congrega e reforça a identidade dos corpos constituintes e transmite ao exterior uma sólida imagem de credibilidade. Complemento indispensável, surgem cerimónias vocacionadas para os graus de licenciatura e mestrado sem que estas se diluam em ajuntamentos massificados nem na fácil tentação da graduation norte-americana.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial