sábado, 20 de fevereiro de 2010

Leiden: à porta da sala de actos, o bedel com a maça alçada aguarda o momento da entrada dos graduandos.
Membro do Coimbra Group, Leiden é uma universidade holandesa fundada em 1575. Realiza cerimónias de tomada de posse dos reitores, investidura de novos doutores, doutoramentos honoris causa e o Dies Natalis. Esta última será a mais importante cerimónia pública de Leiden, assente num cortejo que percorre as ruas entre a universidade e a catedral de São Pedro, discurso reitoral e distribuição de prémios.
Os estudantes, em fato civil, tomam parte neste cortejo. Os docentes envergam uma toga talar preta com bandas guarnecidas de veludo e uma gorra de estilo renascença. O acto de conferimento do doutoramento honoris causa admite que o laureado envergue o traje da universidade a que possa pertencer e consiste numa chamada do candidato ao paraninfo, num elogio proferido por um docente, na leitura em voz alta da carta de grau (latim), na imposição da insígnia, na entrega do diploma e num aplauso colectivo.
O cortejo do Dies Natalis é um dos momentos mais bem conseguidos da cultura universitária europeia em termos de animação de um centro histórico, sobriedade e beleza da veste talar, articulação entre docentes, estudantes, cenário e sonoridade do órgão de tubos.
Num concurso de tradições académicas no âmbito dos membros do Coimbra Group, o Deis Natalis de Leiden seria um forte canditato a um troféu de originalidade.
Fonte: filme do Dies Natalis de 9.02.2009 (Entrance student and professor cortege; diesoratie; honoris causa da Prof. Suan Fiske), http://www.leidenuniv.nl/dies/2009/index.html?lang=en

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial