sábado, 6 de fevereiro de 2010

Duo de gaiteiros da Saint Andrew Pipe and Drums, de Kansas City, no interior de um tempo, durante a celebração de uma cerimónia religiosa.
Aqui fica exemplificada uma tradição que já foi prática corrente em Portugal mas que caíu em desuso. Na cultura anglo-saxónica, os gaiteiros participam regularmente nas mais diversas manifestações da vida sócio-institucional: paradas militares, cerimónias religiosas, cerimónias fúnebres, casamentos...
Em Portugal, a actividade dos gaiteiros e os instrumentos que lhes estavam associados têm vindo a ser alvo de grande atenção:

-recolhas de campo e edição de fontes sonoras em suportes duráveis;
-integração de gaitas de foles em gravações urbanas de grupos musicais;
-abertura de escolas-oficinas de estudo, recolha, divulgação e ensino;
-formação de associações cívicas vocacionadas para o estudo, salvaguarda deste património tradicional e sinalização de fontes sonoras, testemunhos de vidas, espécimes de fabrico vernáculo, fontes impressas e iconografia.

Uma forma de revalorizar esta arte passaria por incentiver e apoiar as universidades e as confrarias báquicas e gastronómicas na utilização regular de gaiteiros/zés-pereiras em cortejos públicos, encontros internacionais e cerimónias de investidura. A iniciativa não seria totalmente descabida, atendendo a que nos últimos anos a Confraria do Vinho do Porto utilizou bandas filarmónicas na abertura de cortejos públicos entre o Palácio da Bolsa e a Alfândega.
No caso específico da Univ. de Coimbra, onde persiste a tradição da abertura de préstitos com charamela, sou de opinião que a retoma das cerimónias anuais de colação dos graus de licenciado e de mestre (e esperemos que venham a ser retomadas com as necessárias actualizações, até como cartão de visita, estratégia de markting institucional e reforço da ligação entre a Alma Mater e os formandos), poderia passar pela inclusão de gaiteiros.
Eis duas exemplificações do que poderia ser feito por instituições culturais radicadas nas regiões da Covilhã, Vila Real, Braga e Coimbra:
-Cerimónia de formatura na University of Brunswich, 28.05.2009, http://wwwfacebook.com/video/video.php?v=2020000017;
-Cerimónia de formatura na University of Chicago, abertura do cortejo público, http://www.youtube.com/watch?v=ZLAGF8Ts_pU

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial