sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Primeira cerimónia pósmoderna de entrega de diplomas a doutorados pela Universidade de Poitiers. A iniciativa foi levada a cabo pela reitoria e Faculté de Droit et Sciences Sociales no dia 15 de Dezembro de 2009. O local escolhido foi o anfiteatro do Hotel Carbonnier, onde se procedeu à imposição de uma "écharp" na cor do curso e à entrega de diplomas enrolados e medalhas. A encenação é um misto de graduation ceremony das universidas dos EUA (tipo de toga, barrete e diploma) e das universidades australianas (estola de cetim, há alguns anos também foi adoptada na Universidade de Bona).
A Universidade de Poitiers, membro do Coimbra Group, passa a ter duas tipologias de doutoramento: a entrega de diplomas a turmas/grupos conforme o modelo globalizado da graduation ceremony norte-americana; o doutormento honoris causa, em que o juri e os laureados continuam a envergar a "toge" talar francesa.
A Univ. de Poitiers distribui-se entre a cidade velha (Fac. Sciences Humanines/Hotel Fumé) e o imenso campus onde estão concentradas diversas faculdades, residências universitárias, cantinas e biblioteca. Fundada na Idade Média, à semelhança das restantes universidades francesas abandonou a parte mais substancial do património simbólico em 1789 e em 1968. Na primeira metade da década de 1990 a reabertura solene das aulas tinha sido retomada e certas franjas estudantis davam sinais de retorno à "faluche" de veludo preto e aos festejos anuais promovidos pela confraria goliarda "Les Bitards".
O que agora se vê, num país marcado pelo abolicismo e pela veemência da discursividade anti-americana é não propriamente a revitalização reflectida do cerimonial universitário francês mas sim a vulgarização do conceito de curso como mercadoria cuja qualidade o mercado empregador supostamente poderia aferir em função do impacto visual do "embrulho". No limite, se o mercado global é dominado pelo capitalismo norte-americano, então nada melhor do que produzir nas universidades e politécnicos da Europa cursos embrulhadas na imagem de marca das universidades norte-americanas. Em que ficamos, cerimonial ou marketing institucional estrategicamente concebido para seduzir potenciais clientes?
Fonte: galeria de fotos e texto apud http://www.univ-poitiers.fr/

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial