Virtual Memories

domingo, 6 de setembro de 2009


O rei Óscar II da Suécia aquando do seu doutoramento honoris causa na Universidade de Lund em 1893.


Cerimónia de investidura honoris causa de Verner Stengel na Universidade de Goteborg em 2005. De anotar a coroa de louros que também ocorre nalgumas universidades italianas e está obrigatoriamente presente na UC na decoração do Paço das Escolas e na espiral que orna o rebordo do barrete doutoral.


Docente da Universidade de Helsínquia em traje de cerimónia


Acolhimento de participantes em cerimónia doutoral na Universidade de Vasa em 9.06.2006. A casaca preta de abas de grilo, considerada traje oficial das academias literário-científicas, universidades e politécnicos dos países escandinavos não é usada pelas professoras. Estas comparecem nas cerimónias oficiais com vestido preto, cartola e espadim.
Onde é que já ouvimos falar de algo parecido, ah, sim, na UC entre 1891 e 1956! Ao contrário dos hábitos talares que são facilmente convertíveis em vestes profissionais unissexo, a grande casaca é vincadamente masculina, revelando insuperáveis dificuldades quanto à inclusão de elementos do sexo feminino. Atente-se no caso do Instituto de França que só muito recentemente criou uma variante feminina do "habit vert".


Afinal com quem nos tornámos parecidos? Eis uma divertida pergunta que pode ser formulada pelos guias aos grupos de visitantes que demandam a UC. O que há de mais parecido com os actuis trajes masculinos dos docentes e discentes da UC são as vestes de cerimónia das universidades e politécnicos dos países escandinavos.
Eis um exemplo ilustrado a partir de uma cerimónia doutoral na Universidade de Vasa, Finlândia, realizada em 9 de Junho de 2006: dois docentes envergam a casaca preta de abas de grilo, cartola forrada de seda preta e espadim. O reitor e os reitores convidados exibem o mesmo trajo, mas completado por grande colar e manto.
No caso das universidades suecas esta paisagem vestimentária tem vindo a mudar nos últimos cinco anos, com procura oficial de togas desenhadas por estilistas.