Virtual Memories

domingo, 24 de maio de 2009


Retrato de Sthamer
O burgermeister de Hamburg, Gustav Sthamer, fotografia de 1905.


Retrato de Petersen
Carl Petersen, fotografo ca. 1892, com o traje de gala dos burgumestres e senadores municipais de Hamburgo. Trata-se de um traje de invulgar riqueza simbólica e artística, constituído por sapatos pretos de couro ornados de fevela de prata, meias altas, calções, jaquetão de botões forrados, camisa com peitilho de folhos, gola quinhentista de canudos, toga de pelaria com meias mangas e chapéu de aba com copa cónica gomada. No que respeita à toga, é possível estabelecer algum paralelismo com o traje de cerimónia dos presidentes dos municípios da Grã-Bretanha.


Cónego de Embrun
Retrato de Elie Grimaud, cónego da Catedral de Embrun, França, com murça de cetim debruada a arminhos.


Murça de cónego
Pormenor do trabalho de costas e capuz adossado.
Sul de Espanha.
O corte da murça, descida sobre o peito e as costas e alteada pelo rebordo dos ombros sugere inspiração do cabeção monástico. Não deixa de ser curioso assinalar que entre finais do século XVIII e inícios do século XX as bordadeiras conimbricenses talhavam os capelos doutorais com o mesmo formato, para gáudio dos estudantes que se compraziam a comparar o capelo com uma albarda de jumento.


Murça de cónego
Pormenores do talhe do pescoço, distribuição dos arminhos sobre o peito e ligação às costas.
Sul de Espanha.


Capa magna de cónego, sul de Espanha


Capelo dos cónegos da Sé de Angra do Heroísmo
Conjunto notável constituído por barrete, sapatos pretos de fivela, batina talar, capa magna e murça com ornamentação barroca. A ornamentação da murça canonical açoriana segue o padrão geral português, mas apresenta algumas especificidades nas rosáceas.


Capelo fúnebre dos cónegos da Sé de Braga


Cortejo fúnebre na Catedral de Goa


Cónego da Catedral de Goa
Cerimónia fúnebre pascal na Catedral de Goa, com os cónegos capitulares no uso das antigas vestes de luto pesado. A fotografia é de invulgar interesse, na medida em que documenta a sobreviência de um costume católico e ibérico ligado ao uso de luto pesado nas cerimónias religiosas católicas, monárquicas e universitárias.


Cónego de Quito
Cónego da Catedral de Quito, Equador, com capa de cauda e capelo de luto pesado lançado pela cabeça. Cérimónia fúnebre pascal. Os cónegos de Quito realizam uma procissão fúnebre no interior da catedral, conhecida por "arrastre de caudas", semelhante à que ainda ocorre anualmente na Catedral de Goa.


Cónegos de Alicante
Parada com o bispo montado em burro, pajem e dois cónegos com murça de arminhos e tecido de seda.


Cónego belga com hábito de coro
Gravura de Ludovicus Clerq e Leo Vlaming, ca. 1812, num manuscrito.