Virtual Memories

quinta-feira, 21 de maio de 2009


Costas do capelo canonical
Feitio das costas do capelo canonical português (cor da Sé de Coimbra). O avantajado capuz fixa a meio das costas com um botãozinho bordado. Este capuz não era um elemento meramente exibitório, servindo para ser lançado pela cabeça nas cerimónias fúnebres que implicassem luto pesado.


Cónego de Coimbra
Capelo dos cónegos capitulares da Sé Catedral de Coimbra: longo capuz dorsal preto, com remate em delta invertido, carcela peitoral e jogos de alamares barrocos em roxo. Este exemplar, de confecção artesanal local foi pertença do falecido Cónego Dr. António Brito Cardoso.
Que seja do nosso conhecimento, o capelo canonical português caíu em desuso, apenas sendo usado na Sé de Braga um modelo preto de luto "çarrado" durante as ceremónias fúnebres pascais.
A sinalização deste exemplar ocorreu em Outubro de 1989 e, desde logo ficaram bem patentes as semelhanças ornamentais com o capelo doutoral da Universidade de Coimbra.
O capelo dos cónegos capitulares portugueses era de modelo semelhante, variando a cor conforme o cabido. Em Coimbra, os cónegos usavam cetim roxo no peito do capelo, cor comum aos cónegos da Catedral de Segóvia. De acordo com os dados recolhidos, não existe exemplar algum desta insígnia nos museus da cidade de Coimbra, nem na Sé Catedral de Coimbra (dita Sé Nova).


Cónego espanhol
Barrete de picos e pompom, idêntico ao barrete usado pelos doutores espanhóis antes das reformas das insígnias ocorridas em 1850. O capelo canonical é diferente do português: munido de capuz dorsal preto e cetim na zona do peito, é inteiriço. Pormenor digno de reparo, neste modelo do sul de Espanha ocorrem alamares ornamentais.


Cónego belga
Representação da murça de arminhos com o peito listado. Retrato do cónego Petrus-Ludovicus Stilleman (1849-1891).


Cónego helvético
Fotografia de um cónego de Friburgo com uma murça de peles, cuja bainha é ornamentada com rabinhos pendentes (foto de ca. 1900). Este modelo de murça, característico das catedrais germânicas e suiças, é muito antigo, ocorrendo em imagens quinhentistas reportadas à afirmação do luteranismo.