Virtual Memories

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A estudante Makereti
Uma aluna das possessões ultramarinas britânicas (Nova Zelândia) em Oxford com a "cap and gown". Fotografia da aluna Makereti, formada em 1927. O barrete, em tecido, é uma variante do modelo clássico.

C
"Cap and gown"
Versão feminina de catálogo norteamericano para o período 1890-1910. As universidades anglo-saxónicas e norteamericanas converteram o traje académico em modelo unissexo a partir das cerimónias de formatura das primeiras alunas matriculadas. A situação está fotograficamente documentada para as universidades da Inglaterra e Escócia desde a década de 1870 e para as norte-americanas pelo menos desde a década de 1890.
Situação semelhante seria vivida em universos contíguos onde existiam hábitos talares. Assim aconteceu na maioria dos países do ocidente com os trajes judiciários à medida que as mulheres foram ingressando na advocacia e nas magistraturas. E deveria ter sido também o caminho seguido pela Universidade de Coimbra caso tivesse conservado o antigo hábito talar de corpos sobrepostos, que era da mesma família da beca judiciária e do "convocation dress" de Oxford. Acontece que quando a Universidade de Coimbra começou a ser confrontada com a feminilização tinha optado pela casaca burguesa.
Está bem de ver que tal vestimenta (pese embora o prestígio assinalado nas academias científicas, figuras romanescas [Drácula, Fantasma da Ópera], prestidigitadores, dançarinos do Moulin Rouge e da Broadway, noivos burgueses e músicos clássicos), não possuía nem a riqueza estética nem a elasticidade das vestes talares.
No fim de contas, o conjunto vestimentário casaca/capa, nem conseguiu responder aos desafios da feminilização, nem reuniu condições para emparceirar com a riqueza etnográfica de trajes populares portugueses como o gabão rico da Beira Litoral, o capote alentejano, a capa de honras de Miranda do Douro ou o capote e capelo dos Açores.


Figura feminina de colegial
Cartaz publicitário norteamericano da década de 1940

Menina com "cap and gown", gravura de norteamericana de 1909


Togas académicas
Figuração de hábitos talares académicos britânicos. Cromolitografia de 1903