sábado, 25 de julho de 2009


Trajes de vereador à antiga portuguesa
Nesta agurela são documentados dois tipos de trajes de vereadores que se usaram até 1910 em Portugal continental, ilhas atlânticas, Brasil e antigos domínios de África:
-traje de gala de vereador, sucessivamente actualizado desde o século XVI, que chegou a 1910 composto por colete branco bordado, casaca preta napoleónica, calções pretos, meias brancas de seda, sapatos pretos de couro ornados de fivela de prata, camisa branca, plastron, chapéu preto ornado de plumas e mantéu pela meia perna com forro de cetim branco. As insígnias eram o espadim e a vara com 1,70m, a que se adicionou após 1833 uma faixa azul e branca;
-traje de luto pesado, integralmente preto (excepto o plastron branco), composto por casaca, colete, calções, luvas, meias altas, sapatos de fivela, capa preta talar, vara integralmente preta e chapeirão preto com fumos pendentes. O referido trajo foi usado em todos os municípios em exéquias solenes e muito particularmente na cerimónia da quebra dos escudos por morte dos monarcas portugueses, se não erramos feita pela última vez por morte de D. Pedro V.
(conjunto de aguarelas integradas na brochura "Pituresque review of the costume of the portuguese", 1836, de que existe versão completa na Biblioteca Nacional, http://purl.pt/13864/2/P33)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial