quarta-feira, 29 de julho de 2009


Os tunos na homenagem a João de Deus
Estudantes das tunas académicas de Lisboa, Coimbra e Porto na homenagem nacional ao poeta João de Deus. O poeta assiste à parada na varanda da sua casa ao Largo da Estrela, Lisboa. Era uma 5.ª feira, 7 de Março de 1895, por sinal dia de chuva forte e temporal.
João de Deus não foi tuno, mas fazia versalhada chocarreira e tocava lindamenta viola toeira de Coimbra, instrumento que manteve sempre consigo até falecer e que tocou nas vésperas de falecer.
Esta ida da TAUC à homenagem a João de Deus não está referida pelo Dr. António José Soares na Breve História da Tuna Académica de Coimbra. regentes, reportório e viagens, 1962, pelo que houve que completar a descodificação desta gravura de época com informes presentes nos jornais diários e nas brochuras João de Deus (1830-1896), 1996, e de Fernando Garcia, João de Deus. Poeta e pedagogo, 1997.
De acordo com os jornais da época, a TAUC e os estudantes de Coimbra chegaram a Lisboa na 4.ª feira, 6 de Março, tendo sido festivamente recebidos na Estação do Rossio e no Teatro Avenida. No dia sete, o cortejo integrado por multidão e tunas académicas de Lisboa, Coimbra e Porto arrancou do Terreiro do Paço. Houve flores lançadas das janelas, palmas e acenos de lenços. À noite teve lugar uma récita do Avenida, e a oito decorreu o célebre sarau do D. Maria onde actuou Augusto Hilário.
No Domingo, 10 de Março, ao fim do dia, os estudantes e tunos de Coimbra e Porto despediram-se dos seus colegas de Lisboa em ambiente fraterno. Entre eles estavam também alunos que tinham vindo dos liceus de Braga e de Santarém (relatos do Diário de Notícias, 7, 8, 9 e 10 de Março de 1895).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial