sexta-feira, 31 de julho de 2009


Manifestação estudantil
Protesto estudantil na via pública pelos estudantes da Universidade de Lyon em Março de 1892, após incidentes na Faculdade de Medicina. Entre os estudantes univesitários de Lyon existia uma tradição designada "monome" que consistia no direito de percorrer as principais artérias da cidade em fila, ao som de gritos de protesto, palavras de ordem e canções comunitárias.
A iconografia apresentada supra pertence ao acervo da Bibliothéque Municipal de Lyon, cujas colecções integram cartazes, jornais, caricaturas, fotografias e outros documentos relevantes para o estudo das vivências académicas. Em Portugal, a Biblioteca Municipal de Coimbra é detentora de iconografia valiosíssima, abarcando diversos aspectos dos costumes estudantis que adquiriria outra dimensão se disponiblizada em linha (cartazes, programas, capas de livros, postais, partituras, etc.).
Graças às novas políticas comunicacionais torna-se possível aceder a documentação produzida pelos estudantes das universidades ocidentais, exercício que por um lado testemunha que Coimbra não era a única universidade a possuir trajes, festas e rituais, e por outro, que em finais do século XIX se viveram anos de invenção de tradições académicas na Europa, atitude acicatada pelos valores nacionalistas e pelo encontro internacional de académicos no oitavo centenário da Universidade de Bolonha (1888).
(página de Le Progrès Illustré, de 27.03.1892)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial