sexta-feira, 19 de junho de 2009


Júlio Henriques
Estátua de vulto em pedra, do imponente e patriarcal lente da Faculdade de Filosofia Natural (=Ciências Naturais) Júlio Augusto Henriques (1838-1928). Trabalho da autoria do escultor Barata Feyo, foi instalado no Jardim Botânico da UC em 1951.
Abordagem correcta do conjunto vestimentário e insigniário, numa época em que as insígnias doutorais da Fac. de Ciências eram em azul-escuro, por herança das disciplinas "científicas" da antiga Faculdade de Artes Liberais.
Botânico reputadíssimo e cientista a par de tudo quanto de mais fresco se estava a fazer nas universidades ocidentais, Júlio Henriques foi o "pai" do projecto que conduziu à estátua de Brotero assente no Jardim Botânico da UC e revelou ao longo da sua vida especial sensibilidade face ao associativismo cultural, filantrópico e científico. Assim, foi Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Agricultura Colonial, Presidente da Sociedade Filantrópica - uma das muitas instituições conimbricenses pioneiras, neste caso a anteceder os serviços de acção social escolar - , e um dos sócios da primeira fornada da Associação Académica de Coimbra que, sendo bem mais velha do que se faz crer, entrou a funcionar continuadamente em Dezembro de 1861 e não apenas em Novembro de 1887. Ou seja, nem os lentes da UC eram tão cientificamente reaccionários e desactualizados com os estudantes da época fizeram questão de dar a entender, nem certas instituições culturais são tão recentes como por vezes se vai dizendo. Mas isto é outra questão que nos levaria aos atalhos da micro-história...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial