sexta-feira, 19 de junho de 2009


Brotero
Estátua de vulto de Felix da Silva do Avelar Brotero (1744-1828). Doutorado em Medicina por Reims, foi integrado no corpo docente da Faculdade de Filosofia Natural da UC em 1791, atingindo jubilação em 1811. Usou a loba dos doutores e a borla e capelo em azul-escuro. Cientista de reputação internacional, prestou contributo notável ao Jardim Botânico da UC, e ulteriormente ao Jardim Botânico do Paço da Ajuda.
Como na década de 1880 já não sabia ao certo o que tinha sido a loba dos doutores, António Soares dos Reis modelou o Brotero destinado ao Jardim Botânico da UC com anacronismos vestimentários, situação que vemos repetida neste trabalho do escultor António Duarte, assente numa praceta do Parque de Monsanto, Lisboa, em 1984.
Os principais erros detectados são:
-na capa talar, a bainha posterior ligeiramente em godés, corte inaceitável na altura, por ser próprio dos capotes;
-ausência de cabeção e de estolas no mantéu ou ferraiolo, que ao tempo não tinha o corte geométrico e singelo que ora se conhece;
-ocorrência de sapatos comuns, quando só poderiam ser de couro preto e ornados de fivela de prata;
-figuração incorrecta da batina talar, ademais avistada sob a capa, que não era uma batina clerical romana mas sim uma loba de dois corpos, pelo que teriam de avistar-se a parte dianteira inferior do corpo interno e as abas da chamarra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial