sábado, 21 de março de 2009


Cardeal Albergati
Retrato do Cardeal Nicola Albergati, da autoria de Jan van Eyk, de ca. 1432, existente no Kunstistorisches Museum de Viena. Nesta variante a sobreveste da loba tem duas fendas dianteiras para a saída dos braços. Trata-se de uma loba fechada ou "çarrada", expressamente referida em documentos seiscentistas da Universidade de Coimbra.
Os cardeais romanos usaram até 1969 um derivado desta veste medieval. Por cima da batina talar romana escarlate envergavam a antiga sobreveste da loba, em seda, mas sem quaisquer aberturas para a saída dos braços, conhecida por capa magna. Sobre o conjunto vestiam a murça de arminhos e o galero de borlas. Como a capa magna tinha vários metros de cauda rastejante, exigia a presença de pelo menos um pagem caudatário. Mas mais estranho é observar fotos dos cardeais romanos dos séculos XIX e XX, que figuram sistematicamente com a bainha dianteira da capa magna repuxada nos braços, bizarraria resultante do facto de os alfaiates romanos terem suprimido as fendas que permitiam a saída dos braços e mãos. Na antiga cerimónia de criação dos cardeais havia um momento em que os novos encardinados se sentavam com a capa magna, a murça de arminhos e o barrete posto na cabeça, tendo na sua frente os respectivos pagens caudatários. Com a longa cauda ajeitada no cadeiral, e vistos de frente, os novos cardeais davam ares de terem vestido um amplo saco cónico de seda moiré.

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