Virtual Memories

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bedel da Sorbonne


Bedel da Sorbonne
Gravura aguarelada baseada em documento de finais do século XVI. Em termos de gramática decorativa, a maça abandonou o gosto gótico: a torre hexagonal marcada por contrafortes, pináculos e galerias de figurinhas aparece substituída por uma roca metálica de aparato. Em Portugal e Espanha, a roca ora foi dando origem a quatro aletas (maça da Sé de Beja, tendência adoptada na Univ. de Coimbra), ora consagrou a esfera armilar ptolomaica (Misericórdia de Lisboa, Univ. de Coimbra).
[Bedeau, La Médiathèque de l'Architecture et du Patrimoine, gravuras da Bibliothèque Nationale, http://www.culture.fr/]


Maças de Perugia
Conjunto de 11 antigas maças da Universidade de Perugia, de configuração próxima das utilizadas na Casa Papal. À semelhança de Bolonha e de outras antigas universidades italianas, as maças das Faculdades e o cerimonial herdado da Idade Média há muito que deixaram de praticar-se.
[http://www.unipg.it/]


Maças da Universidade de Bolonha
Três das antigas maças de Faculdades da Universidade de Bolonha, em metal dourado, rematadas por figurinhas alusivas às ciências. Estas insígnias já não são usadas nas cerimónias universitárias.

Desfile reitoral em Cambridge
O bedel, com a maça de prata alçada, avança na frente da Vice-Chancellor, demarcando o lugar e a dignidade do cargo reitoral.