quarta-feira, 22 de outubro de 2008


Enfermeira
Uniforme de enfermeira militar, conforme o modelo marinha/navy, em uso no corpo de enfermeiras do Base Hospital nº 48, dos EUA, em 1918: chapéu azul escuro de feltro, blusa branca, casaco navy, cintado, com 4 bolsos e galões, saia 20cm acima do calcanhar, luvas azul marinho, de couro, e botas com 25cm de cano.
Este uniforme, destinado a serviço prestado no exterior, era completado por sobretudo ou capote. Também foi conhecido e usado em Portugal pelas enfermeiras dos hospitais militares, em conformidade com a regulamentação e desenhos do Decreto nº 4:136, de 24 de Abril de 1918, do Ministério da Guerra. Em Inglaterra e na Austrália, as enfermeiras da Grande Guerra mantiveram fidelidade à antiga touca de estilo monástico, ao longo avental branco de peitilho, e no Inverno usavam uma romeira ou capinha de ombros em lãzinha azul e vermelha.
No Portugal da segunda década do século XX, a Primeira República e a Grande Guerra conferiram visibilidade sócio-profissional às mulheres citadinas. Os departamentos da administração pública começaram a recrutar contínuas e dactilógrafas. Por 1915-1916, as alunas dos liceus de Lisboa e Porto adoptaram espontaneamente como "fato de estudanta", um tailleur idêntico ao usado pelas enfermeiras militares, a que adicionaram a capa escolar preta.
Em Dezembro de 1913, a jovem estudante de Direito de Coimbra, Regina Quintanilha, advogou no Tribunal da Boa Hora com toga talar. Cerca de 4 anos decorridos, em 1918-1919, o executivo abria portas às profissões de advogada, notária, conservadora dos registos e suas ajudantes, omitindo embora referências a trajes profissionais. E em meados de 1916 dera que falar em Coimbra a Doutora Carolina Michaelis, dada a sua aparição pública em capa talar e insígnias doutorais da Faculdade de Letras.
Fontes
-Frederic Dearborn, "American Homeopathy in the World War", http://www.homeoint.org/books2/ww1/48nurses.htm;
-"Nurses and the US Navy. 1917-1919. Red Cross and Army Nurses Uniforms", http://www.history.navy.mil/photos/prs-tipic/nurses/nrs-e8d.htm;
-"History of Queen Alexandra's Royal Army Nursing Corps", http://www.arms,museum.org/uk/historyQUARAN.htm;
-"Nurses Uniforms. Past and Present", http://dyk2.homestead.com/;

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial