quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

«EN RED»

Acaba de ser editado o número um da "Revista Digital de la Universidad de Salamanca", EN RED, onde consta um sumário mas interessante artigo de Jerónimo Hernández de Castro sobre "Los Primeros Doctorados Honoris Causa en la Universidad de Salamanca (1922-1934)", consultável no endereço http://enred.usal.es/index.php/content/view/120/42/.
Este pequeno estudo vem confirmar, uma vez mais, a situação de contiguidade multissecular Salamanca/Coimbra, até em matéria de arranque dos rituais da atribuição da laurea honoris causa. A moda tinha debutado no Ocidente havia perto de meio século. Alguns dos mais recuados honoris causa terão ocorrido na Universidade Católica de Louvaina pelo ano de 1874. Nos grande jubileu de 1888, a Universidade de Bolonha também conferiu honoris causa a personalidades distintas. Em Coimbra, as cerimónias honoris causa arrancaram muito tardiamente, não por iniciativa da instituição, mas por abertura legislativa forjada em sede do Ministério da Instrução Pública.
Hernández de Castro é Chefe de Protocolo do Gabinete de Comunicación y Protocolo de la Universidad de Salamanca e um dos mais dinâmicos membros da Asociación para el Estudio y la Investigación del Protocolo Universitário, instituição que já dinamizou desde a década de 1990 pelo menos seis encontros, de que demos notícia nos últimos meses (http://www.protocolouniversitario.ua.es/).
Agradeço ao autor a notícia da publicação do artigo e toda a amável colaboração prestada nos tempos mais recentes.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial