quinta-feira, 20 de setembro de 2007


A Charamela
Outra instituição medieval, comum às universidades históricas, casas reais, paços episcopais e Casa Papal, era um grupo musical constituído por charameleiros, trombeteiros e percussionistas em número variável que, a pé e a cavalo, abria os cortejos solenes, ritmava as cerimónias e anunciava a presença de um rei, bispo, cardeal, papa, imperador, reitor ou cancelário.
Em Portugal, a Casa de Bragança manteve a Charamela Real até 1910, dela havendo trajes e instrumentos no Museu Nacional dos Coches. Na Grã-Bretanha, o Chefe de Estado ainda preserva os "trompetistas" e a Universidade de Salamanca recuperou nos últimos anos a sua antiga Charamela. Em Itália, o costume perdeu-se, mesmo em universidades clássicas como Bolonha ou Perugia.
Em Portugal os charameleiros e trompetistas abrilhantavam procissões, cortejos municipais, entradas régias, entradas dos bispos nas dioceses e as mais importantes cerimónias da UC. A Charamela da UC chegou ao século XX muito desacreditada e ironizada. Na década de 1980 vozes se levantaram no sentido de extinguir a Charamela e substitui-la por desempenhos corais, à semelhança do que se pratica na maior parte das universidades ocidentais.
Dos trajos antigos da Charamela nada resta que se possa musealizar, constituindo o traje actual uma fusão muito simplificada de peças civis com casaca de feição militar. Eis um trajo que importaria redescobrir e revalorizar... outro elemento identificativo da Charamela, em esquecimento desde o século XIX, é o estandarte ou pendão de tecido verde enramado, com galões, franjas e borlas a ouro, contendo de um lado as armas nacionais, e do outro o símbolo da UC, que se prendia nos instrumentos com fitilhos.
A Charamela interpreta habitualmente trechos musicais festivos e solenes, apropriados a grandes cerimónias e momentos protocolares, servindo de exemplo o Hino Nacional (caso esteja presente o Chefe de Estado) e o Hino Académico de Coimbra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial