domingo, 26 de agosto de 2007



Hermes

Trabalho escultórico de Lisipo, ca. 350 A. C., propõe um pré-adolescente minimalmente identificado pelas sandálias aladas. A juventude do modelo masculino não deixa de lembrar o "David" de Donatello (ca. 1430-1440).

Hermes/Mercúrio é considerado o patrono dos antigos cursos técnicos de comércio, institutos de comércio/contabilidade e instituições superiores de Economia. O seu emblema ocorre em motivos ornamentais de pastas estudantis, decoração de fachadas de estabelecimentos comerciais e selos de associações comerciais.

Filho de Zeus e de Maia, Hermes era frequentemente pintado e esculpido como um jovem deus munido de capacete redondo alado, botas aladas e caduceu rematado por asinhas, em cuja haste se enrolavam duas serpentes copulantes. Menos frequentes serão as representações de uma bolsinha de couro com moedas, numa das mãos do deus, e de animais como o galo, o bode ou o cordeiro.

Mensageiro dos deuses e condutor das almas enviadas ao Hades, Hermes estava associado ao comércio, riqueza, fortuna, latrocínio e hermenêutica.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial